Saúde

Ponte da Amizade: Aduana paraguaia exige PCR negativo para entrar no país

A medida é válida para qualquer morador do país, inclusive os brasileiros que residem no Paraguai

Ponte da Amizade: Aduana paraguaia exige PCR negativo para entrar no país

Foz do Iguaçu – A aduana paraguaia aumentou as exigências do protocolo de segurança sanitária para retorno ao Paraguai por vias terrestres, inclusive pela Ponte Internacional da Amizade, que liga o país a Foz do Iguaçu.

Conforme a direção de migrações do Paraguai, no retorno das férias, os viajantes devem preencher uma ficha de saúde on-line e apresentar o resultado do teste da covid-19 negativo feito nas últimas 24 horas. A medida é válida para qualquer morador do país, inclusive os brasileiros que residem no Paraguai.

Quem chegar à fronteira sem o teste tem 24 horas para providenciá-lo, e, nesse período, deverá ficar isolado até que saia o resultado negativo. Só então é liberado para entrar no país.

Segundo a direção, caso o resultado seja positivo, a pessoa deverá cumprir regras de isolamento por dez dias.

Além do acirramento da pandemia do novo coronavírus, a direção de migrações paraguaia informou que, desde 5 de dezembro de 2020, pelo menos 3 mil paraguaios saíram do país pelas fronteiras terrestres com a intenção de passar as férias nas praias brasileiras.

De acordo com a direção de migrações, desde 30 de dezembro os viajantes que saem do Paraguai por via aérea ou brasileiros que retornam em voos internacionais para o Brasil precisam apresentar um teste PCR negativo de covid-19.

O exame deve ter sido feito até 72 horas antes da viagem. Além disso, o passageiro precisa ter seguro saúde.

O descumprimento dessa exigência pode gerar responsabilização civil ou penal e deportação de volta ao país de origem.

Compristas

Esses protocolos sanitários não são válidos para os brasileiros que cruzam a Ponte da Amizade para fazer compras em Cidade do Leste, conforme a direção. Nesse caso, o trânsito é livre e sem essa exigência sanitária.

Programa Foz Conhecendo Foz

O Executivo e o Legislativo municipal debateram a efetivação do programa Foz Conhecendo Foz, uma ação estratégica que visa fortalecer o turismo local, gerar renda e emprego para centenas de trabalhadores afetados pela pandemia da covid-19.

A reunião foi realizada na tarde de quarta, com a presença do vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio, da vereadora Anice Gazzaoui, presidente da Comissão de Turismo da Câmara e idealizadora do programa, do secretário de Turismo, Paulo Angeli, do presidente da Liguia (Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu), Carlos Alberto, e outros.

O programa terá início no dia 16 de janeiro com o primeiro start às 9h.

As inscrições para os profissionais podem ser feitas na prefeitura, das 8h30 às 14h. Até ontem, 116 profissionais do transporte escolar e 167 guias de turismo estavam cadastrados.