Cotidiano

Políticos britânicos defendem prefeito de Londres após ataque de Donald Trump Jr

trumpjr-khan.jpg

LONDRES ? Engajado na defesa da agenda nacionalista do pai, o filho mais velho do presidente americano, Donald Trump, usou o Twitter para criticar um pronunciamento antigo do prefeito de Londres, Sadiq Khan. Na ocasião, o político londrino havia dito que “os ataques terroristas fazem parte de morar em uma cidade grande”. “Você está brincando comigo?”, questionou o americano, ao resgatar a fala na esteira do atentado à capital britânica, que deixou cinco mortos, incluindo o terrorista, nesta quarta-feira.

Trump Jr

O filho do presidente compartilhou uma reportagem do “Independent” e reproduziu a frase do prefeito de Londres. Políticos e advogados saíram em defesa de Sadiq Khan ? o primeiro prefeito originário de minorias étnicas e o primeiro muçulmano a chefiar uma capital do Ocidente. Para os britânicos, Donald Trump Jr tirou a fala de contexto. O prefeito, na verdade, atentava para a necessidade de as cidades estarem preparadas para ataques terroristas.

LINKS LONDRES

“Isso significa estar vigilante, ter uma força policial que está em contato com as comunidades. Isso significa que os serviços de segurança estão prontos, mas também significa trocar ideias e boas práticas”, dissera Khan, em novembro do ano passado, antes de se reunir com o prefeito de Nova York, Bill de Blasio.

No próprio Twitter, internautas, incluindo políticos britânicos, se mobilizaram para rebater o ataque de Trump Jr. Parlamentar do Partido Trabalhista, Wes Streeting, acusou diretamente o americano de tentar ganho político diante do atentado a Londres.

“Você usa um ataque terrorista em nossa cidade para atacar o prefeito de Londres para seu próprio ganho político. Você é uma desgraça”, rebateu Streeting. Streeting

Legisladores do Reino Unido ressaltaram nas redes que a ascendência e a religião do prefeito não são impedimentos para que a cidade enfrente o terrorismo islâmico.

“Não deve haver uma única dúvida sobre a identidade dele. Este é um momento de reflexão para todos os londrinos”, defendeu Pola Uddin, membro da Câmara dos Lordes.

Em comunicado após o atentado, Sadiq Khan quis tranquilizar os cidadãos da capital. “Nossa cidade continua sendo uma das mais seguras do mundo. Os londrinos nunca serão intimidados pelo terrorismo”, escreveu o prefeito.