Política

Pesquisa revela empate técnico na disputa ao governo do PR

Curitiba – Nova sondagem feita pelo Paraná Pesquisas e divulgada pela Gazeta do Povo mostra um cenário indefinido na disputa ao governo do Paraná. Já definidos publicamente como pré-candidatos, o deputado estadual Ratinho Junior (PSD) e o ex-senador Osmar Dias (PDT) aparecem com ampla vantagem sobre concorrentes, como a ex-deputada federal Cida Borghetti (PP), atual vice-governadora do Paraná, e o ex-deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS), no segundo mandato de prefeito de Guarapuava.

Em um dos cenários estimulados pelo Paraná Pesquisas, Ratinho aparece em primeiro lugar com 35,2% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Osmar (32,7%). Distante da dupla estão: Cida com 4,7%; o ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT) com 2,3%; Silvestri Filho tem 2,2%; e o presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Campagnolo, obtém 1,7%.

Dentro desse cenário, 16,7% dos entrevistados não votariam em nenhum dos nomes listados pela pesquisa; outros 4,6% não sabem em quem votar.

O Paraná Pesquisas ouviu 1.520 eleitores durante os dias 14 a 17 de dezembro de 2017. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5 pontos para cima ou para baixo.

Em um eventual segundo turno, Osmar teria 42,3% e Ratinho, 40,5%, ainda empatados tecnicamente.