Política

Parlamentos voltam ao trabalho nesta semana com muitas expectativas

 

Cascavel – Após o longo recesso parlamentar, vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores retomam entre essa semana e a próxima, os trabalhos em plenários nas respectivas Casas Legislativas em 2022, visando às eleições de outubro. Tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, sessões solenes serão realizadas para dar início aos trabalhos. Em Brasília, a solenidade que marcará o início do ano legislativo no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) está marcada para quarta-feira (2) e contará com a presença dos presidentes da República e do STF, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Fux, além dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.

Já em Curitiba, também na quarta-feira (2), o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), fará a instalação da quarta Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Na ocasião, o governador do Estado, Ratinho Junior (PSD), fará aos 54 deputados a apresentação da mensagem e o plano de governo do Poder Executivo, expondo a situação econômica e administrativa do Estado.

As sessões plenárias da Assembleia serão por meio do Sistema de Deliberação Misto, seguindo o protocolo adotado pela Comissão Executiva para minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus. Dessa forma, os sistemas do Plenário funcionarão em conjunto com soluções tecnológicas que dispensam a presença física de parte dos deputados no Plenário. O Sistema de Deliberação Misto foi utilizado durante todo o ano de 2021.

“As estatísticas nos mostram que ainda não é o momento de afrouxar as medidas de controle. O número de novos casos continua aumentando significativamente. Por isso, decidimos por manter as atividades de Plenário de forma híbrida, com parte dos deputados participando de forma remota”, explica o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB).

 

Câmara Municipal

Em Cascavel, de acordo com a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores, não haverá nenhum tipo de solenidade marcando a retomada dos trabalhos, que irão acontecer na segunda-feira (7), às 9h. Os trabalhos no legislativo de Toledo também serão retomados no dia 7, às 14h. Embora não haja solenidade marcando a retomada dos trabalhos em plenário na Câmara de Cascavel, o presidente do legislativo, o vereador Alécio Espínola (PSC), conta que a expectativa é que 2022 seja mais um ano de muito trabalho.

“O Legislativo tem sido bastante atuante em todas as áreas na questão de projetos, indicações, requerimentos, fiscalização. Espero que essas demandas todas da comunidade sejam atendidas pela Câmara, principalmente a questão da fiscalização isso é extremamente importante, é a principal ferramenta e prerrogativa do vereador, trabalhar a questão da fiscalização. E claro que tudo aquilo que nós pudermos debater junto com o Executivo para alinhar o desenvolvimento da cidade de Cascavel, nós faremos.”

 

Contratos Milionários

Na pauta do legislativo Cascavelense em 2022 estão os novos contratos de coleta de resíduos (lixo) e o contrato do transporte coletivo, que deverão ser finalizados pelo Executivo ainda no primeiro semestre. Segundo Alécio, o prefeito já conversou com os vereadores sobre o tema e, de acordo com o vereador, os projetos serão pautados logo que forem enviados para a Câmara. “É um assunto exclusivo do Executivo. Já tivemos no início desse ano uma discussão sobre os dois temas e o prefeito esteve no plenário inclusive para falar desse tema. E assim que eles mandarem para a Câmara nós vamos agilizar para que seja votado o mais rápido possível.”

 

Eleições 2022

Por se tratar de ano eleitoral, é natural que as pautas nacionais sejam reproduzidas e discutidas no âmbito municipal, até porque os vereadores irão realizar campanhas para eleger seus candidatos, além de alguns tentarem a sorte no parlamento estadual e até federal.

Em relação a esse tema, Alécio disse que a política nacional não vai atrapalhar o desenvolvimento da Câmara de Cascavel. Além disso, o presidente prega respeito pelas diferentes correntes ideológicas. “Nós não podemos deixar a política atrapalhar o desenvolvimento do Legislativo e também do Executivo. Claro que cada vereador tem suas questões ideológicas, mas nada disso vai atrapalhar o desenvolvimento dos nossos projetos, dos nossos debates na Câmara de Vereadores de Cascavel. Além disso, estaremos buscando orientar todos para que haja respeito às ideologias partidárias diferentes umas das outras.”

 

Mesa Diretora só no 2º semestre

Outro assunto que irá tirar o sossego dos vereadores de Cascavel neste ano é a eleição para a nova Mesa Diretora (2022-2024). Apesar de esse pleito ser realizado no final do ano, os parlamentes já se articulam nos bastidores em busca de apoio para a eleição. De acordo com Alécio, esse tema deverá entrar em pauta apenas no segundo semestre, após as eleições de outubro.

“No final desse ano de 2022 será meu último ano como presidente, eu acho que após as eleições que nós teremos a nível nacional e estadual, passa a se falar desse tema da Presidência da Câmara.”