Política

Paranhos troca decreto por “responsabilidade”

Em pronunciamento pelas redes sociais, Paranhos confirmou o risco iminente de uma terceira onda de covid-19 e que os casos de internamento estão aumentando

Paranhos troca decreto por “responsabilidade”

Cascavel – Um dia depois de o governo estadual anunciar novo decreto com medidas restritivas, que estabelece o fechamento do comércio e atividades não essenciais aos domingos, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, anunciou que não irá editar novo decreto e, em vez disso, dará liberdade para a população provar que sabe agir com responsabilidade. O decreto estadual também antecipa em uma hora o toque de recolher, válido agora das 22h às 5h.

Em pronunciamento pelas redes sociais, Paranhos confirmou o risco iminente de uma terceira onda de covid-19 e que os casos de internamento estão aumentando. “A chegada de uma possível terceira onda nos preocupa bastante, mas a gente já está convencido de que durante muito tempo teremos que conviver com esse vírus. Também sabemos que a ocupação de UTI está em quase 100%”, disse.

Para ele, de nada adianta baixar novo decreto se todos já sabem o que nele estará escrito e comparou com fazer uma lei que proíba o motorista de atravessar o semáforo vermelho. Lembrou que todos sabem dos riscos.

Paranhos avisou, que durante a semana, irá aplicar em Cascavel uma espécie de teste. O comitê de crise contra a covid-19 deverá observar o comportamento dos cascavelenses até a próxima segunda-feira sem decreto e, depois, analisar os dados a fim de verificar se deverá ou não tomar medidas mais duras. “Neste momento, eu não vou editar nenhum decreto, porque tudo o que pode ser escrito em um decreto nós já sabemos. Nós vamos fazer um teste com nós mesmos, fazer um teste da nossa maturidade, da nossa responsabilidade”, explica.

Ele reforçou o apelo para que a população faça apenas o essencial. “Quero pedir que a população, se possível, deixe de fazer aquilo que é possível deixar de fazer e faça aquilo que tem que fazer com responsabilidade”.

Equipes de fiscalização devem vistoriar os locais, mas sem punir, com o objetivo de ver quem segue as regras.

O prefeito disse que a responsabilidade pelo combate à doença não pode ser exclusiva do setor público e reforçou pedido para que os empresários e a população tenham maturidade e sejam responsáveis. “Peço ao comerciante que abra e atenda com responsabilidade. Está na hora de a gente medir o grau de maturidade que essa cidade tem. Eu não tenho dúvidas que na segunda-feira posso fazer outra live informando que Cascavel chegou à sua maturidade plena de responsabilidade”.

Contudo, Paranhos informou que deverá punir comerciantes ou cascavelenses irresponsáveis. “Eu não tenho compromisso com a irresponsabilidade. Vamos punir aqueles que não têm um compromisso social com a cidade. Eu não quero punir um setor inteiro, por isso precisamos tirar essa laranja podre para não contaminar as outras”.