Política

Paranhos efetiva a reforma

Agora é oficial. O prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos revelou ontem a nova estrutura do governo municipal. Três novos nomes passam a integrar o primeiro escalão. Walter Parcianello (Secretaria de Cultura e Esportes), Rose Vascelai (Secretaria de Política Sobre Drogas e Proteção à Comunidade) e a surpresa foi o anúncio do advogado Lauri da Silva, como chefe de Gabinete.

“Estes são nomes que são fruto do diálogo e do entendimento que precisamos agregar pessoas e forças trabalhando para o bem de Cascavel”, disse Paranhos. Os novos nomes assumem ainda nesta semana, apenas Lauri vai assumir no dia 1º de fevereiro.

Novas secretarias

Dentro da reforma, Edson Zorek, que até então comandava o Departamento de Compras foi anunciado como secretário de Planejamento e Gestão, a nova pasta criada por Paranhos. A pasta terá a missão de dialogar com todas as secretarias municipais planejar e aperfeiçoar as ações. "Será uma secretaria chave, fundamental para que a eficiência e transparência que já alcançamos em 2017, sejam ainda maiores", afirmou Paranhos.

Cletírio Feistler que conduziu a Secretaria de Administração em 201, assume a Secretaria da Casa Civil, da Transparência, da Prevenção e Combate à Corrupção.

Para a nova pasta do Território Cidadão – Cascavel Desenvolvimento Territorial, foi remanejado José Carlos da Costa, o "Cocão", que no ano passado dirigiu a agora extinta Secretaria de Ação Comunitária. "Esta é uma secretaria estratégica. O Território Cidadão aproximou a administração municipal da população dos bairros que tem nos ajudado a resolver os problemas”, declarou o prefeito.

IPC e PGM

Outra mudança para 2018 é a implantação do Instituto de Planejamento de Cascavel, o IPC, que terá o comando do experiente engenheiro Fernando Dillenburg que comandou a antiga Secretaria de Planejamento em 2017. O instituto terá, a partir de agora, a função de planejar e ordenar o crescimento de Cascavel, bem como traçar as linhas mestres da necessária mobilidade urbana.

A Secretaria de Assuntos Jurídicos deu lugar a Procuradoria Geral do Município, a PGM, com o advogado Luciano Braga Cortes na direção.

FMEC

Leonardo (Leo) Mion, que estava no comando da Secretaria de Esporte e Lazer, a partir de agora vai conduzir a FMEC (Fundação Municipal de Esportes e Cultura), que terá missão de buscar recursos através de convênios, parcerias e outros meios para fomentar o esporte e a cultura cascavelense. Luciano Biaggi, que respondeu Cultura no primeiro ano da gestão Paranhos, vai trabalhar no Departamento de Promoção da Cultura, dentro da FMEC.

Foto: Fábio Donegá

Legenda: Prefeito Paranhos chamou novos nomes para o governo

Acordo político

As mudanças são frutos de acordos e darão mais sustentação para Paranhos no Legislativo, mas causou descontentamento entre aliados. Isso obrigará o prefeito a fortalecer sua articulação política. Na prática, Paranhos ganha três vereadores em sua base ao chamar o MDB e PR para compor a equipe. Parcianello foi adversário de Paranhos nas eleições de 2016 e disputou a prefeitura pelo então PMDB. A nova secretária Roseli Vascelai foi indicada pelo PR.

Se por um lado Paranhos ganhou força política no Legislativo, por outro ele desagradou alguns aliados de primeira hora das eleições de 2016 que entenderam que o prefeito ganhou a eleição com companheiros, mas decidiu administrar com adversários. O deputado estadual Adelino Ribeiro foi um dos críticos. Na semana passada ele sugeriu que Paranhos estaria trazendo pessoas estranhas ao governo.