Política

Paraná toma a frente por investimentos chineses

Executivos chineses devem desembarcar no Paraná ainda neste primeiro semestre para ampliar as conversações

Curitiba – O Paraná toma a frente entre os estados brasileiros nos contatos com empresas chinesas que tenham interesse em investir no Brasil. Reportagem do jornal Valor Econômico publicada nessa segunda-feira (13) destaca a iniciativa do governador Carlos Massa Ratinho Junior – que esteve em Xangai no fim de abril – de iniciar conversas com empresários chineses para viabilizar projetos estaduais.

No encontro com a direção da China Communication Construction Company (CCCC), um dos projetos tratados por Ratinho Junior foi a construção de um corredor ferroviário bioceânico, entre os Portos de Paranaguá e Antofagasta, no Chile. Executivos chineses devem desembarcar no Paraná ainda neste primeiro semestre para ampliar as conversações.

Pelo menos outros oito estados estão de olho no aporte dos chineses a projetos de infraestrutura: Bahia, Amapá, Alagoas, Pará, Pernambuco, Goiás, Paraíba e Mato Grosso buscam investidores do país asiático para tirar suas obras do papel e alavancar os investimentos.

O governador está apresentando o projeto do corredor bioceânico com o objetivo de transformar o Paraná no principal hub logístico da América do Sul. A iniciativa foi apresentada para autoridades de Brasil, Chile, Argentina e Paraguai, por onde passará o novo traçado ferroviário.

Ratinho argumenta que a China tem interesse no projeto, em grande parte pela demanda por comida pelo país asiático. O corredor, de acordo com o governador, reduz o tempo de transporte de cargas e barateia o frete, dando mais competitividade ao produto brasileiro.

O mercado chinês é o principal destino das exportações paranaenses, respondendo por 44% do total exportado em 2018.