Saúde

Paraná se aproxima de 6 mil mortes

Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 266.639 infectados desde o início da pandemia e 5.989 mortes em decorrência da doença

Em Santa Helena, até playgrounds estão fechados
Em Santa Helena, até playgrounds estão fechados

Curitiba – A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nessa quinta-feira (26) mais 2.346 casos e 64 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus no Paraná. O boletim registra também 2.058 diagnósticos retroativos, do período de 5 de abril a 24 de novembro, que estavam em investigação e agora foram encerrados e computados. Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 266.639 infectados desde o início da pandemia e 5.989 mortes em decorrência da doença.

O número de internamentos teve leve redução, com total de 2.242 ontem. Na quarta, eram 2.273 pacientes ocupando leitos exclusivos para tratamento da covid-19 no Estado. Do total, 969 estão em UTI.

A secretaria estadual informa também a morte de mais 64 pacientes. São 30 mulheres e 34 homens com idades que variam de 31 e 99 anos. Os óbitos ocorreram de 26 de junho a 26 de novembro.

O monitoramento contabiliza 2.619 casos de pessoas que não moram no Estado, das quais 54 foram a óbito.

Apesar do aumento de 48,8% da média móvel de novos casos na comparação com duas semanas atrás, a curva parece indicar uma estabilidade, um possível platô.

Já no caso da média móvel de mortes, com queda de 14,6% em relação há 14 dias, a curva sinaliza a tendência de queda.

 

Após disparada de casos, Foz e Santa Helena retomam restrições

Foz do Iguaçu – Com 216 casos e quatro mortes confirmados em 24 horas, Foz do Iguaçu voltou a adotar medidas restritivas para tentar conter o avanço da pandemia. Para se ter uma ideia da gravidade, a cidade dobrou a média de casos do registrado no pico da pandemia, em junho.

Ontem, a prefeitura editou novo decreto suspendendo, por 14 dias, a realização de bailes e festas, bem como reuniões familiares, com música ao vivo ou mecânica, que envolvam atividades de dança e contato físico.

Apenas em novembro, Foz registrou 3.433 casos e 35 mortes em decorrência da covid-19. A ocupação de leitos de UTI chegou a 86%. O segundo mês com maior número de casos é julho, com 2.447. Setembro, no entanto, foi o mês com mais óbitos, 42 ao todo.

“A situação está chegando perto do limite que não queríamos que chegasse. Estamos muito próximos da capacidade de esgotamento da assistência. Instalamos mais dez leitos de UTI no Hospital Municipal e estamos lutando para contratar mais funcionários. Mas precisamos eliminar a transmissão do vírus e, para isso, vamos intensificar a rodada de fiscalização nos fins de semana para pôr fim às aglomerações em casas noturnas, festas clandestinas e espaços que não estiverem dispostos a seguir os protocolos sanitários”, afirmou o vice-prefeito Nilton Bobato.

 

Balneário fechado

O Município de Santa Helena divulgou novo decreto no fim da tarde dessa quinta-feira (26) que dispõe sobre as novas medidas de prevenção à covid-19. Dentre as imposições, estão o isolamento por 15 dias dos quiosques e das áreas de camping do Balneário, permanecendo permitido apenas o acesso às embarcações e também o isolamento de quadras e playgrounds da Praça Santos Dumont.

Além disso, também reinstitui toque de recolher das 23h até as 5h, proíbe a realização de eventos por 15 dias, o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, cancela as festividades natalinas e de réveillon e ainda dispõe sobre outras recomendações importantes à população.

As medidas visam frear a contaminação em massa da doença, conforme explica a secretária de Saúde do Município, Terezinha Madalena Bottega: “Pedimos a compreensão da população, mas, se não combatermos a doença, podemos viver um caos no setor de saúde pública, devido à nossa estrutura de leitos, que é limitada. Recomendamos que todos sigam as orientações, pois acreditamos que em 15 dias de ações mais contundentes conseguiremos retornar ao patamar seguro que tínhamos há poucos dias”.