Política

Observatório Social sofre com defasagem de voluntários na pandemia

Em Cascavel, o Observatório funciona desde 2008

Criado com o objetivo de monitorar as compras públicas, desde a publicação de edital de licitação até a entrega da obra ou dos produtos e serviços, o Observatório Social de Cascavel vem lidando com um grande desafio: a falta de voluntários.

Em Cascavel, o Observatório funciona desde 2008. De acordo com o presidente da entidade, José Alexandre Polasek, o observatório enfrenta algumas dificuldades para realizar o acompanhamento dos gastos públicos.

Apesar de o objetivo da entidade ser de extrema importância para a sociedade como um todo, o Observatório não recebe verbas públicas e o trabalho realizado de forma voluntária.

Com a chegada da pandemia da covid-19, os trabalhos desaceleraram por conta da diminuição dos voluntários “O Observatório está trabalhando em uma velocidade menor nesse último ano. Boa parte dos nossos voluntários são pessoas aposentadas, com mais de 60 anos e que precisam de um cuidado redobrado para não se expor à covid-19, então, o número de voluntários diminuiu. O grupo de trabalho já não era grande, agora, devemos estar hoje com oito ou dez voluntários fazendo o trabalho. Alguns estão monitorando de casa, realizando a leitura de editais, licitações, verificando a análise dos preços, porém, o trabalho mais importante, que seria visitar a entrega dos produtos, deixa a desejar. Essa limitação do número de voluntários, automaticamente, limita o trabalho do Observatório no monitoramento dos gastos públicos”.

Polasek ressalta a importância do Observatório em Cascavel e faz um convite para que a população participe da entidade em busca de uma gestão mais transparente: “Precisamos de mais voluntários. O time está pequeno, muito enxuto e as demandas são grandes, amplas. Então, aquelas pessoas que estão em casa, ou têm tempo disponível, venham até o Observatório nos ajudar. O trabalho pode ser feito de casa mesmo, em sistema de home office. A única coisa que a gente pede é que os voluntários sejam apartidários, não pode ter filiação político partidário”, convoca Polasek.

De acordo com ele, a partir de agora serão analisados os números da prestação de contas referentes à covid-19, que já foi apresentada na Câmara de Cascavel. “O secretário [Finanças] Renato Segalla já repassou os dados para o Observatório, agora estamos analisando os números a fim de verificar as licitações e as entregas dos produtos e serviços.”