Agronegócio

O leite como alternativa de renda e diversificação

A produção de leite com custo competitivo e com qualidade. Estes são alguns dos objetivos da área de pecuária leiteira no Show Rural 2018. As alternativas que serão apresentadas passam pela qualidade nutricional dos animais com alimentos produzidos na propriedade considerando os custos mais baixos, manejo da ordenha com equipamentos adequados e devidamente higienizados, manejo sanitário dos animais e apresentação de equipamentos voltados para a agricultura familiar, bem como para a produção de leite no sistema de compost barn (vacas leiteiras que ficam em um ambiente fechado, protegido do sol e da lama).

De segunda a sexta-feira, serão apresentadas as principais forrageiras disponíveis no mercado para a produção de leite e o manejo adequado para a obtenção de volume com excelente qualidade para o máximo desempenho em termos de nutrição animal que tenha como alternativa a proteína mais barata de ser obtida, diretamente da propriedade.

Para produtividade de leite acima de 15 litros por animal serão apresentadas as alternativas de suplementação produzidas na propriedade como silagem de qualidade, feno e ração balanceada a partir de alimentos produzidos na propriedade ou adquiridos, se necessário.

Um show com receitas fáceis de se aprender

Como já tem se tornado uma tradição, o Instituto Emater traz para este ano algumas novidades na área de alimentação. Em 2018 o grande escolhido foi o leite, com o objetivo de mostrar ao público o que pode ser feito em casa com esse rico produto.

As demonstrações ocorrem na cozinha experimental. Lá estão disponíveis receitas fáceis, como: requeijão cremoso, patê de ricota e doce de leite tipo danoninho.