Saúde

Laboratório já analisou mais de 25 mil de testes covid

Laboratório consegue entregar resultados para casos urgentes em até três horas - Foto: Assessoria
Laboratório consegue entregar resultados para casos urgentes em até três horas - Foto: Assessoria

Foz do Iguaçu – O Centro de Medicina Tropical do HMCC (Hospital Ministro Costa Cavalcanti), mantido pela Itaipu Binacional, já analisou mais de 25 mil exames para diagnóstico da covid-19 desde que foi habilitado pelo Lacen (Laboratório Central do Paraná).

Até ontem (5), haviam sido realizados 25.766 testes RT-PCR Covid, IGG e IGM. “Hoje conseguimos entregar o resultado em cerca de três horas para casos de urgência e, para os pacientes ambulatoriais, que antes demorava em torno de seis horas para sair o resultado, reduzimos para quatro horas”, salientou o gerente do CMT, Robson Delai.

O laboratório do Costa Cavalcanti foi o primeiro do interior do Estado a descentralizar o exame para covid-19, que era feito só em Curitiba, no Lacen, com resultados que levavam mais de uma semana para sair.

Segundo o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, essa agilidade nos resultados tem contribuído para a tomada de decisões: “O resultado rápido auxilia na escolha ideal do local de internamento dos pacientes e, consequentemente, no tratamento adequado”.

Do total de exames feitos, 13.878 são de pessoas de Foz e 11.888 de outras cidades da 9ª Regional de Saúde. Além de Foz, outros oito municípios integram a microrregião: Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Serranópolis.