Política

Juiz da Carne Fraca cita deputado do Paraná

Curitiba – À frente dos processos relacionados à Operação Carne Fraca, o juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara de Curitiba, encaminhou esta semana ao STF (Supremo Tribunal Federal) cópia do depoimento prestado pelo médico-veterinário Flávio Cassou no último dia 1º. No relato ao magistrado, Cassou disse que o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) recebia “mesadas mensais” (leia mais abaixo). Sérgio Souza, em função do mandato eletivo, tem foro especial no STF.

“Considerando os termos do interrogatório prestado pelo réu Flávio Evers Cassou no qual há menção ao possível recebimento de vantagens indevidas por deputado federal, cuja competência para investigação, processo e julgamento é do Supremo Tribunal Federal, autorizo a remessa, pelo MPF [Ministério Público Federal], de cópia dos registros audiovisuais do ato ao STF para adoção das medidas que entender pertinentes”, escreveu o magistrado.

Em Brasília, o MPF pode pedir ao STF a abertura de um inquérito específico para investigar Sérgio Souza. O MPF também pode anexar o depoimento de Cassou a outros procedimentos já em andamento. O deputado divulgou nota negando as declarações de Cassou.

Delação

No STF já está em curso um processo de delação premiada do principal réu da Operação Carne Fraca, Daniel Gonçalves Filho, ex-superintendente do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) no Paraná e apontado pelo MPF como o chefe de um esquema de propina entre servidores e empresas.

Inclusive, o próprio Gonçalves Filho já teria feito relato semelhante sobre Sérgio Souza e outros políticos do PMDB, legenda responsável pela sua indicação ao comando do Mapa no Paraná. O conteúdo da delação, contudo, segue em sigilo.

Mesadas mensais

Flávio Cassou responde ao crime de corrupção em um processo da Operação Carne Fraca. Ele trabalhava em uma unidade paranaense da Seara Alimentos Ltda, ligada à JBS.

Em seu depoimento, o médico-veterinário disse que a própria cúpula da JBS destinava mensalmente envelopes com R$ 20 mil para ele, que os entregava para Daniel Gonçalves Filho.

“Era um acordo entre o Daniel e um diretor da JBS. Eu só entregava o envelope”, resumiu Cassou, no depoimento prestado no último dia 1º. A partir daí, segundo Cassou, Gonçalves Filho entregaria o dinheiro a políticos do PMDB do Paraná, como Sérgio Souza, que na Câmara dos Deputados preside a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.