Política

Juiz apresenta sugestões e diz que torce para aprovação do plano

Cascavel – Em uma audiência realizada ontem à tarde na 1ª Vara Cível de Cascavel, os responsáveis pela empresa Masters Reestruturação apresentaram uma prévia do plano de recuperação judicial do Grupo Diplomata. O prazo para a entrega do plano à Justiça vence na próxima segunda-feira, dia 11 de setembro, e a apresentação de ontem ajudou na discussão de alguns pontos e houve até sugestões dadas pelo próprio juiz responsável pelo processo, Pedro Ivo Lins Moreira, para que o plano tenha êxito na aprovação e consequente execução.

Após fazer questionamentos e algumas ponderações a respeito do que foi apresentado, o juiz disse que torce pela aprovação do plano na assembleia dos credores. “Eu torço pela aprovação do plano, vou zelar pela legalidade dos pontos sensíveis, para evitar prejuízos para a própria recuperanda chegar e ter o próprio plano anulado”.

O responsável pela Masters, Luidg Uchoa, mostrou a composição da dívida do grupo, em valores próximos a R$ 800 milhões, e as formas de pagamento, privilegiando as dívidas trabalhistas, que somam cerca de R$ 27 milhões, em um ano, conforme a lei determina.

O plano detalha ainda o pagamento dos demais credores, estabelecendo valores mensais e prazos. Para tudo isso, serão leiloados bens móveis e imóveis, e ainda destinada parte da receita do grupo, especialmente na produção de aves e óleo de soja.

Como estão previstos alguns imóveis de empresas que não compõem a recuperação judicial, o juiz Pedro Ivo sugeriu a inserção de todas as empresas com ativos no plano de recuperação judicial, para evitar quaisquer riscos ao cumprimento do plano. Para isso, deu prazo de cinco dias para que o grupo decida se mantém o plano de recuperação original ou se inclui as demais empresas, com seu capital e suas possíveis dívidas.

Caso opte pela segunda opção, o juiz concordou em estabelecer novos prazos para a apresentação do plano e para a convocação da assembleia.