Policial

Interditada, cadeia tem superlotação de 600%

Toledo – A superlotação da Cadeia Pública de Toledo chega a 600%. Ontem, havia 249 detentos em um espaço onde cabem 36. Segundo funcionários, a situação caótica continuava apesar da interdição judicial da cadeia.

Foi a 2ª Vara da Fazenda Pública de Toledo que determinou o cumprimento imediato da decisão judicial que obriga o Estado a regularizar a situação da carceragem e, conforme a decisão, o governo deverá remover todos os detentos e fazer as reformas necessárias na cadeia, ou construir outra do zero. Além disso, está proibida a transferência de novos presos para o local.

O Depen (Departamento Penitenciário) disse que não sabia da decisão judicial. O Estado também não sabe para onde levar os quase 250 detentos, pois todas as penitenciárias estaduais estão no limite da capacidade.

A tentativa de solucionar os problemas de superlotação e de falta de estrutura é antiga. Desde 2014 o Ministério Público briga na Justiça pela interdição do local. Desde então, a situação só piorou. O governo do Estado foi condenado, recorreu, e agora a decisão de primeira instância foi reafirmada. Se a transferência não ocorrer, o Estado pode ser responsabilizado por crime de desobediência.