Política

Inovação. Paraná quer ampliar parcerias com Holanda

;O vice-governador Darci Piana com o embaixador da Holanda no Brasil, Cornelis Van Rij - Foto: Jaelson Lucas / ANPr
;O vice-governador Darci Piana com o embaixador da Holanda no Brasil, Cornelis Van Rij - Foto: Jaelson Lucas / ANPr

Curitiba – O vice-governador Darci Piana recebeu nessa quinta-feira (2), no Palácio Iguaçu, o embaixador da Holanda no Brasil, Cornelis Van Rij, e apresentou os potenciais do Estado nas áreas de agricultura, indústria, infraestrutura e inovação.

A ideia é ampliar as parcerias do Estado com o país europeu, que tem uma das economias mais fortes e um dos melhores índices de qualidade de vida do mundo.

Uma das frentes, de acordo com o vice-governador, é trazer empresas holandesas para participarem dos projetos na área de infraestrutura, que incluem concessões e parcerias público-privadas.

“A Holanda tem grandes investimentos no Paraná, principalmente nos Campos Gerais. Estamos trabalhando para atrair mais capital holandês ao Paraná”, explicou Piana. “Apresentamos os investimentos em infraestrutura que o Paraná precisa, em portos, ferrovias, rodovias, aeroportos e na produção de energia limpa, como biodiesel e biogás. São necessidades do Estado que podem ser feitos em parceria com a Holanda”.

Inovação

O embaixador também se reuniu com representantes das secretarias e de órgãos estaduais, que mostraram as potencialidades do Paraná, especial nas produções agropecuária e industrial. O Estado é o segundo maior produtor de grãos e o principal de proteína animal do Brasil, além de contar com o segundo maior parque automotivo do País.

Um dos pontos discutidos foi a área de inovação, com destaque para a rede das universidades estaduais. São sete instituições de ensino superior espalhadas por todo o Estado. Duas delas mantêm convênios com universidades holandesas. “Há grandes possibilidades conjuntas de parceria, principalmente entre os institutos de pecuária, ciência, inovação e também com o setor privado”, afirmou Van Rij.

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) tem cooperação desde 2012 com o Centre of Expertise for Chronic Organ Failure (CIRO), que inclui projetos de pesquisa em conjunto e intercâmbio cultural e científico.

Em 2016, a Universidade Estadual de Maringá firmou um convênio com a Maastricht University para utilizar o método de ensino de aprendizagem baseada em problemas (ABP), com base em discussões em classe e debates entre os estudantes coordenados por um professor ou tutor.

Holandeses no Paraná

A imigração holandesa foi importante para o Paraná. Os primeiros imigrantes chegaram ao Estado em 1911 e se estabeleceram nos Campos Gerais, principalmente nas cidades de Castro e Carambeí. Eles fundaram importantes cooperativas agroindustriais, com destaque para a pecuária leiteira, com empresas como a Frísia, Capal e Castrolanda.