Política

Informe da redação: voluntariado, covid nas eleições e acesso gratuito

Show de voluntariado

Em tempos de pandemia, a força do voluntariado se multiplica. Inclusive nos deveres cidadãos. O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) ultrapassou a marca histórica de 85 mil mesários voluntários. O prazo da Justiça Eleitoral para convocação de mesários terminou no dia 16 de setembro, mas as inscrições para participar como mesário das eleições municipais de 2020 podem ser feitas a qualquer tempo, pois os inscritos podem ser chamados para substituições e cadastro de reserva. Para se ter ideia, o número de mesários voluntários registrado até agora no Paraná é mais de quatro vezes superior ao de 2018 (20 mil habilitados) e supera em cinco vezes as últimas eleições municipais, em 2016 (15 mil habilitados). Em todo o Brasil, dos 2 milhões de mesários, 800 mil são voluntários.

 

Covid nas eleições

Por causa da pandemia da covid-19, o TSE determinou que todas as 401 mil seções eleitorais tenham álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual.

 

Acesso gratuito

As operadoras de telefonia móvel vão conceder acesso gratuito dos eleitores ao site da Justiça Eleitoral durante todo o pleito de 2020, até 29 de novembro. A iniciativa visa facilitar o acesso dos eleitores a informações confiáveis sobre o processo eleitoral. O TSE promove o Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas Eleições 2020 e terá uma página (justicaeleitoral.jus.br) dedicada a notícias sobre o processo eleitoral checadas por uma coalizão de agências, que poderá ser acessada pelos celulares sem consumo do pacote de dados.

 

Voto secreto

O senador paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos) defende o projeto que prevê mudança no regimento interno para garantir a votação aberta na eleição da mesa diretora da Câmara Alta. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), prometeu trabalhar pelo fim do voto secreto, mas mudou de ideia. “O projeto tomou novo fôlego ao ser protocolado, pelo senador Lasier Martins, com requerimento de urgência”, afirma Oriovisto.

 

Renúncias

O TSE registra as primeiras baixas nas eleições municipais, que vão de renúncias, indeferimentos e até falecimentos. Do total de 544.288 candidaturas, já consta mais de 65 renúncias.

 

Na eleição

Levantamento da Câmara dos Deputados aponta que 66 parlamentares são candidatos a prefeito (59) ou a vice-prefeito (7) nas eleições municipais deste ano. O número é inferior ao duas últimas eleições municipais (2012 e 2016), quando 82 e 87 deputados, respectivamente, foram candidatos.

 

Uso do Fundeb

O senador Flávio Arns (Podemos-PR) se manifestou contra a proposta de utilização de recursos do Fundeb para custear parte do programa Renda Cidadã. “A área econômica precisa começar a entender que o desenvolvimento tem que estar baseado na educação do povo. A educação tem que ser priorizada. E para ser prioridade, a educação precisa de orçamento”.

 

Sugestões

O presidente Jair Bolsonaro reagiu às críticas à proposta para criar o Renda Cidadão e disse que o governo está aberto a sugestões dos líderes partidários para propostas que visem à recuperação da economia e ao enfrentamento dos problemas sociais que podem surgir a partir do próximo ano. “O meu governo busca se antecipar aos graves problemas sociais que podem surgir em 2021, caso nada se faça para atender a essa massa que tudo, ou quase tudo, perdeu. A responsabilidade fiscal e o respeito ao teto são os trilhos da economia. Estamos abertos a sugestões juntamente com os líderes partidários”, postou nas redes sociais.