Política

Informe da redação: Reunião da Amop, surto de covid-19 e afastamento de prefeito

 

Reunião da Amop

Em coletiva na manhã de ontem, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, cobrou uma ação da Amop com relação ao agravamento da pandemia para que sejam adotadas medidas conjuntas e regionais. O novo presidente, Leonaldo Paranhos (prefeito de Cascavel), está fora da cidade, mas os prefeitos se reúnem na próxima sexta, às 9h, a portas fechadas. A maior preocupação dos gestores é quanto ao esgotamento do sistema de saúde em toda a região, com expectativa de que a situação ainda vai piorar muito. Alguns já começaram a adotar medidas restritivas, outros aguardam o posicionamento da Amop. Há meses Paranhos tem deixado claro que é contra o lockdown.

 

Surto de covid

O MPPR emitiu recomendação administrativa para que sejam afastadas três pessoas ligadas a uma instituição de longa permanência de idosos de Marechal Cândido Rondon que teve um surto de covid-19. O MP considera que houve negligência e omissão com irregularidades no local, o que ocasionou o surto que infectou 23 idosos, dos quais seis faleceram, e quatro funcionários.

 

Mudanças

Em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro postou ontem que nesta quarta “daremos posse aos ministros João Roma e Onyx Lorenzoni, bem como sancionaremos a Lei da Independência do Banco Central”. Roma assume o Ministério da Cidadania, e Onyx deve ir para a Secretaria-Geral da Presidência.

 

Afastamento

Em Boa Vista da Aparecida, o povo ainda não esqueceu o episódio do prefeito Leonir dos Santos pego com galos de rinha em carro oficial do Município em Sarandi (RS) na segunda de Carnaval. Ontem, o vereador Valério Fernandes (MDB) protocolou o pedido de afastamento do prefeito por medida liminar para apuração dos fatos. Ele pediu ainda a instauração de uma comissão processante para analisar o caso.

 

Financiamento

O ministro do STF Dias Toffoli revela que o inquérito das fake news identificou “financiamento internacional a atores que usam as redes sociais para fazer campanhas contra as instituições brasileiras, em especial o STF e o Congresso Nacional”. “Não é um grupo de malucos. Há uma organização por trás disso, que ataca inclusive a imprensa tradicional e séria”, ressaltou.

 

Audiência

A Prefeitura de Foz do Iguaçu promove nesta terça, às 10h, audiência pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais relativas ao terceiro quadrimestre de 2020. A prestação de contas será no Plenário da Câmara de Vereadores e poderá ser acompanhada pela população pelas redes sociais da prefeitura e da Câmara.

 

Absolvido

O ex-governador do Paraná Beto Richa foi absolvido da acusação de aplicação irregular de verbas de saúde quando era prefeito de Curitiba. A sentença foi proferida na última sexta (19) pelo juiz federal Nivaldo Brunoni, da 23ª Vara Federal de Curitiba. A denúncia do MPF era que o ex-prefeito de Curitiba (2005 a 2008) teria empregado recursos públicos recebidos do Fundo Nacional de Saúde mediante convênio em desacordo com os planos a que se destinavam.

 

Críticas “incompreensíveis”

Em reunião com o governador Ratinho Junior, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, defendeu, na última quinta (18), o modelo híbrido de concessão de rodovias no Estado: “São incompreensíveis as críticas a esse projeto. É muito diferente do que foi feito pelo governo estadual no passado. É a garantia de menores tarifas, garantia de contrato cumprido, de investimentos e com metade da outorga sendo aplicada no próprio projeto, em benefício do próprio usuário”, disse. Todo o setor produtivo do oeste e diversas entidades do noroeste, do Norte Pioneiro e do sudoeste já se posicionaram contra o modelo híbrido e o degrau tarifário de 40%.