Política

Informe da Redação: Ratinho culpa baladas, CPI e Lerner na UTI

Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner, Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná
Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner, Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná

Ex-governador é internado em Curitiba

O ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner (foto), de 83 anos, está internado desde domingo (23) no Hospital Evangélico Mackenzie, de Curitiba, aos cuidados da equipe de nefrologia (ramo especializado em doenças dos rins). Com quadro considerado estável, Lerner está fazendo hemodiálise. A pedido da família, o hospital não divulga boletim do estado de saúde. Uma das figuras mais importantes da política paranaense, Jaime Lerner teve covid-19 em março deste ano, pouco depois de tomar as duas doses da vacina – mas ainda no período em que o imunizante não tem seu efeito completo. O arquiteto e urbanista se recuperou da doença em casa.

Atualização: o ex-governador faleceu nesta quinta. 

 

Ratinho culpa baladas por nova onda

O governador Ratinho Júnior culpou as “festas” e AS “baladas clandestinas” pela explosão do número de casos de covid-19 no Estado e o risco de colapso do sistema de saúde. Ele prometeu fiscalização rigorosa e pediu para a população denunciar casos de aglomeração e descumprimento das regras contra a pandemia. Ratinho disse que deu ordem para as forças de segurança fazerem blitze diárias para pegar quem está infringindo as restrições. “Os poucos irresponsáveis que fazem balada clandestina, aglomerações sem se preocupar com o distanciamento” estão colaborando para o momento crítico da pandemia no Estado, disse o governador.

Vista aérea

Em Foz do Iguaçu, o prefeito Chico Brasileiro anunciou o uso de drones para vigiar as casas e flagrar reuniões familiares com aglomerações.

CPI da Covid

A sessão de ontem da CPI da Covid foi encerrada sem votar o pedido de convocação do presidente Jair Bolsonaro para depoimento na comissão, conforme requerimento apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Mas foram aprovados os requerimentos para convocar nove governadores – do Sul, apenas Santa Catarina consta na lista.

Ex de volta

Também serão ouvidos novamente o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga. Outros que devem ser convocados são Carlos Wizard, que trabalhou um mês como voluntário durante a gestão de Pazuello, e Arthur Weintraub, que seria o coordenador do tal “gabinete paralelo”.

Daqui

O cascavelense e ex-assessor especial do Ministério da Saúde Airton Antônio Soligo, o Airton Cascavel, foi convocado pelos senadores para prestar esclarecimentos na CPI da Covid. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues.

Sem vacinas

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou ontem a manifestação do presidente norte-americano, Joe Biden, sobre a intenção de doar vacinas contra covid-19 a outros países. Queiroga avaliou positivamente a promessa, mas afirmou que, no caso do Brasil, “sendo pragmático”, os EUA não irão doar as vacinas, “até porque o Brasil comprou essas doses das indústrias americanas”, afirmou.

Ataque hacker

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou a quebra dos sigilos, em operadoras de telefonia, de usuários identificados como responsáveis pelo ataque hacker ao grupo virtual Mulheres Unidas contra Bolsonaro durante as eleições de 2018. A decisão foi tomada pelo ministro Luís Felipe Salomão, corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Ele também intimou empresas de telefonia a fornecerem dados cadastrais dos telefones identificados pela PF e determinou que empresas de tecnologia levantem os registros de acesso ao grupo.