Política

Informe da redação: pedágio, prestação de contas e transporte coletivo

Pedágio

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), parece ter desistido de marcar agenda com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas. Segundo Paranhos, o Ministério da Infraestrutura não quis receber a comitiva do Oeste que iria à Brasília conversar com o ministro para pedir a retirada da polêmica praça de pedágio da BR-467, do novo contrato de concessão das rodovias do Paraná.

 

Prestação de Contas

A Prefeitura de Cascavel promove hoje (30), a partir das 9h, na Câmara de Cascavel a audiência pública de prestação das contas referentes às Metas Fiscais e Execução Orçamentária do segundo quadrimestre de 2021. Os números serão apresentados pelo secretário de Finanças do Município, Renato Segalla.

 

Voto Útil

A Câmara de Cascavel promove na próxima sexta-feira (1º) uma audiência pública sobre voto útil, com o tema “Cascavelense vota em cascavelense”. O objetivo do debate é discutir a importância de eleger o máximo possível de representantes de Cascavel nas eleições para deputado estadual e federal. A bandeira é defendida pelos vereadores Dr. Lauri (PROS) e Alécio Espínola (PSC) e contará com a presença da OAB, Acic, Amic e outras associações representativas.

 

Transporte Coletivo

A Prefeitura de Cascavel contratou a Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos) para prestar serviços de assessoria e de consultoria à Transitar para avaliar o equilíbrio econômico-financeiro dos atuais contratos de concessão do serviço público de transporte coletivo de Cascavel. O valor global do contrato é de R$ 229.261,8. A fundação terá 30 dias para realizar um plano de trabalho e 45 dias para analisar o contrato e apresentar um relatório de equilíbrio econômico-financeiro contratual.

 

Acit

A Associação Comercial e Industrial de Toledo, deu início ao TransformAcit, programa direcionado aos associados que desejam inserir seus negócios no meio digital.  Serão cinco módulos, o primeiro foi realizado ontem (29), com a palestra ‘Ativar redes sociais’ ministrado pela jornalista e especialista em marketing, Sabrina Marques.

 

Condenado

O TJ-PR reformou a decisão do Juízo de Marechal Cândido Rondon que absolvia o ex-prefeito Moacir Froehlich. O ex-prefeito, que atualmente é vereador, foi condenado e perdeu o direito político por cinco anos. Ele terá que pagar multa e ressarcir os valores aos cofres públicos. Além dele, os ex-secretários também foram condenados. A condenação é decorrente de uma contratação direta ilícita de serviços de borracharia, em 2015. Os condenados ainda podem recorrer ao STJ.

 

TCE

O TCE encaminhou ofício aos 399 municípios do Paraná com orientações relativas ao processo de imunização da população contra o novo coronavírus. O documento foi assinado pela Comissão de Acompanhamento dos Gastos Relacionados ao Enfrentamento à Covid-19. A principal orientação é para que as prefeituras adotem a estratégia da busca ativa para completar o esquema vacinal daquelas pessoas que já deveriam ter tomado à segunda dose de um dos imunizantes que estão sendo utilizados no Brasil.

 

Fusão

Durante a convenção ocorrida em Brasília entre o DEM e o PSL, dois nomes surgiram com força para denominar a nova legenda: BEM (Brasil em Movimento), com número 25, ou DL (Democracia Liberal), 88. A sigla nasce com quase 20% de fundo eleitoral. No Congresso será a maior bancada do Brasil, com 81 deputados federais, e sete senadores. No Paraná serão 12 deputados estaduais, quatro federais, 50 prefeitos e 450 vereadores, sendo a segunda maior legenda, perdendo apenas para o PSD, do governador Ratinho Junior.