Política

Informe da redação: Joaquim Silva e Luna, candidatos homologados e debate de candidatos

Comando do Bracier

O general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da Itaipu, foi aclamado por unanimidade presidente do Bracier (Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Elétrica Regional), ontem. Ele substitui o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, que convidou Silva e Luna para concorrer à eleição da entidade exatamente pelo conhecimento e pelo alinhamento do diretor-geral brasileiro com as questões do setor elétrico e sua integração com a América do Sul. “Vamos corresponder ao máximo a esse voto de confiança para ficar à frente dessa entidade tão importante. É uma grande responsabilidade”, disse o general.

 

Pesquisas tímidas

O prazo para registro das candidaturas termina neste sábado e a partir de então os candidatos homologados podem pedir voto, inclusive divulgar o número. Assim como a campanha parece tímida, as pesquisas eleitorais também estão escassas. Até ontem à tarde, havia registro de 34 pesquisas no site da Justiça Eleitoral deste ano, das quais 13 de municípios do oeste, mas, fresquinhas mesmo, apenas sete: 2 em Lindoeste e 2 em Cascavel, e uma em Toledo, Jesuítas e Medianeira.

 

Debate

A Band anunciou que fará o debate de candidatos a prefeito de Curitiba em dois “capítulos”, escalonando os postulantes para dar conta de tanta gente em tempos de pandemia. A definição foi feita por sorteio. O primeiro, no dia 1º de outubro, parece o grupo da morte. Dentre os oito estão Greca (DEM), Arruda (MDB), Opuszka (PT) e Francischini (PSL). O segundo será no dia 14 de outubro. Ambos serão nos estúdios da televisão e transmitidos ao vivo a partir das 22h45, com duas horas de duração.

 

Tarobá

Em Cascavel, a princípio, a TV Tarobá (afiliada Band) agendou o debate dos prefeituráveis para 5 de novembro.

 

Ferroeste na pauta

Projetos, oportunidades, desafios e desestatização da Ferroeste são alguns dos assuntos que estarão na pauta da reunião empresarial on-line da Acic na noite desta quinta. O tema será apresentado pelo presidente da Ferroeste, o engenheiro civil Alexandre Gonçalves. A reunião será transmitida pelos canais da Acic Cascavel no Instagram, no Facebook e no Youtube.

 

Corrupção I

A Polícia Civil do Paraná inaugura nova sede da Divisão Estadual de Combate à Corrupção em Cascavel. Com a presença do delegado-geral da PC do Paraná, Silvio Rockembach, a solenidade será às 9h. A sede fica na Rua Vicente Machado, 1.334, no Centro.

 

Corrupção II

Na tarde de ontem, representantes de diversas entidades e empresários participaram de um encontro na Câmara de Cascavel para discutir o Projeto de Lei 16/2020, que visa estabelecer uma série de normas nas compras públicas a fim de evitar a corrupção. Uma das medidas mais polêmicas é a obrigatoriedade de a empresa ter sistema de compliance para poder contratar com o poder público.