Opinião

Informe da redação: Eleição no Consamu, na Amic e no congresso

Eleição no Consamu, na Amic e no congresso

Foto:Arquivo
Foto:Arquivo

Eleição do Consamu

Os prefeitos do oeste se articulam para a eleição do Consamu, que cresceu muito nos últimos anos, agora comandando unidades de saúde e até hospitais. Apesar de todos falarem em “consenso”, o que não falta são interessados no cargo. O prefeito Luiz de Giacometti (Palotina) está numa queda de braço com o prefeito Leonir dos Santos (Boa Vista da Aparecida), este último atual presidente do Cisop. Para Leonir, Palotina comandou o Consamu nos últimos anos, e defende a rotatividade. Pouco mais de longe, também espicham os olhos os prefeitos Eraldo Trento (Guaíra) e Márcio Rauber (Marechal Cândido Rondon). A escolha será em março.

 

Troca

Houve troca de comando no Corpo de Bombeiros do Paraná. O coronel Gerson Gross substitui o coronel Samuel Prestes, que deixa o comando após dois anos cheios de desafios, incluindo o apoio do Paraná nos resgates em Brumadinho e no combate às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

 

Cívico-militares

O governador Ratinho Júnior disse que mais de 180 escolas, além das 200 cívico-militares já definidas, aguardam para receber o sistema que conta com a gestão compartilhada de educadores e policiais militares da reserva.

 

Nova diretoria

A Amic Paraná (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná) realizará nesta segunda-feira (1º) a cerimônia de posse de novos membros da diretoria, eleitos por aclamação em novembro do ano passado. A partir de agora, a entidade será presidida por Sonia Regina Spengler Xavier, primeira mulher eleita ao longo de 36 anos de história da associação. Sonia terá como vice-presidente, o empresário João Valdenir Schemberg. A gestão compreende 2021 a 2023.

 

Mesa Diretora

Os deputados que integram a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2021/2022 tomam posse em sessão especial, que acontece de forma híbrida (presencial e virtual), nesta segunda-feira, no plenário da Assembleia. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net, além do site e redes sociais do Legislativo paranaense.

 

Mesa Diretora II

Tomarão posse o presidente Ademar Traiano (PSDB), o primeiro vice-presidente Tercílio Turini (CDN), o segundo vice-presidente Do Carmo (PSL) e o terceiro vice-presidente, Requião Filho (MDB), além do primeiro secretário Luiz Claudio Romanelli (PSB), segundo secretário Gilson de Souza (PSC), terceiro secretário Alexandre Amaro (Republicanos), quarto secretário Nelson Luersen (PDT) e quinto secretário, Gilberto Ribeiro (PP).

 

No STF

Também nesta segunda, tem início o ano judiciário de 2021 no STF (Supremo Tribunal Federal), marcado por sessão híbrida. Apenas as autoridades da Mesa de Honra e os ministros do STF deverão estar presentes no plenário. Demais autoridades, jornalistas e outros interessados poderão acompanhar ao vivo pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube.

 

Eleição no Congresso

Fevereiro também começa quente no Congresso, com a eleição da presidência nesta segunda. Na sexta, o presidente Jair Bolsonaro exonerou os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania), ambos deputados federais pelo DEM e que voltam temporariamente para votar. O Governo Bolsonaro aposta suas fichas na eleição de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na Câmara e no Senado, respectivamente.