Política

Informe da redação do dia 31 de julho de 2018

Segunda ponte Brasil x Paraguai

A divulgação de que a Itaipu bancaria a segunda ponte entre Brasil e Paraguai pegou a direção da Binacional de surpresa. Em nota, a Itaipu disse que tomou conhecimento do assunto pela imprensa e que não se manifestaria “pois se trata de uma decisão das altas partes contratantes dos governos do Brasil e do Paraguai”. “A propósito da notícia divulgada por vários meios de comunicação do Brasil e do Paraguai, de que a usina de Itaipu financiará a construção de uma nova ponte ligando Foz do Iguaçu a Hernandarias, a diretoria da Itaipu Binacional esclarece que só tomou conhecimento do assunto por meio da imprensa. Nada foi oficializado até o momento e, portanto, a empresa só se manifestará sobre o tema depois que isso acontecer, já que se trata de uma decisão das altas partes contratantes dos governos do Brasil e do Paraguai, países aos quais a Itaipu pertence.”

Nos trilhos

Depois de abrir as discussões sobre os novos modelos de concessão de rodovias do Paraná, semana passada, a Acic traz para a pauta de reunião desta semana outro modal: os trilhos.

Extensão

A pauta do encontro empresarial de quinta-feira (2) é a apresentação do novo projeto da ferrovia entre Dourados (MS) e o Porto de Paranaguá. A apresentação será feita pelo diretor-presidente interino da Ferroeste, Rodrigo César de Oliveira. A reunião está agendada para as 18h30 e todos os interessados no assunto são convidados a participar.

Carro da discórdia

A licitação para a compra de um carro de luxo para o chefe do Executivo9 de Palotina rendeu muita polêmica. Tanto, que a abertura das propostas foi adiada de ontem para 6 de agosto. A mudança aconteceu por conta de uma retificação no edital sobre a característica do veículo a ser adquirido, depois de o Observatório Social fazer alguns alertas sobre possível direcionamento na licitação.

Potência

O item modificado é o da potência mínima, que inicialmente exigia um modelo com 170 cavalos e restringia a concorrência. Após a alteração, o modelo deve ter 165 cavalos de potência, ampliando o número de modelos e aumentando a concorrência.

Luxo

O edital prevê a compra de um carro 0 Km SUV preto, com tração nas quatro rodas, automático e no mínimo com seis marchas e bancos de couro e central multimídia. O valor máximo da licitação de R$ 163.833,5. Tudo isso é alvo de questionamento do Observatório Social e por vereadores. Eles querem saber a razão de tanto luxo.

Inês fica!

Apesar de ter sido cotada para disputar uma vaga à Assembleia Legislativa pelo PSD de Foz do Iguaçu, a vereadora Inês Weizemann decidiu se manter no cargo. Segundo ela, a decisão é em decorrência “da atual situação em que Foz se encontra, de certa forma dividida com o exagerado número de pré-candidatos”.

E o Beto?

O ex-governador e pré-candidato ao Senado Beto Richa (PSDB) disse ontem à noite, na convenção estadual do PSB, em Curitiba, que as negociações para a manutenção da aliança com a governadora e pré-candidata à reeleição Cida Borghetti (PP) caminham para um “desfecho”.

E a Cida?

Já Cida, ao chegar à mesma convenção, desconversou sobre o impasse entre seu grupo e o PSDB de Richa, alegando mais uma vez que a decisão deve ser tomada pelos partidos aliados até o fim de semana, quando acaba o prazo legal para a definição de coligações e candidaturas.

Café da Amop

Jornalistas, autoridades e demais líderes da sociedade organizada participam nesta quarta-feira (1º), a partir das 9h, na Amop, em Cascavel, de café da manhã de lançamento dos tradicionais eventos festivos que a entidade municipalista oestina realiza no segundo semestre: o 13º Prêmio Amop de Jornalismo, o 13º Fermop e a entrega da mais importante homenagem anual concedida pela Amop, o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná. Neste ano, o homenageado será o atual chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico.