Política

Informe da redação do dia 30 de maio de 2018

Pepe Richa pede pra sair

Saiu no Diário Oficial de 25 de maio decreto assinado pela governadora Cida Borghetti com a exoneração de José “Pepe” Richa Filho da função de membro do Conselho Consultivo da Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná). Ele exercia a função de representante do governo no órgão, nomeado ainda nos tempos em que o irmão, Beto Richa, mandava. Pepe saiu para disputar as eleições.

Cida demite mais

Aos poucos a governadora Cida Borghetti vai “eliminando” os aliados do seu antecessor. Chegou ao escritório regional do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) de Cornélio Procópio a caneta vermelha de Cida com a demissão da chefe da repartição, Maria das Graças Dias Midauar, que havia sido transferida para União da Vitória.

Licenças irregulares

A servidora comissionada foi notícia nos últimos meses quando o Tribunal de Contas do Estado descobriu que ela vinha concedendo licenças ambientais irregulares e às dúzias. Mesmo sem habilitação técnica e sem ouvir funcionários especializados, às vezes, num mesmo dia, assinava dezenas de autorizações para empreendimentos privados de milhões de reais. Sua postura hoje causa enormes prejuízos e transtornos ao setor produtivo de carne, que está sem as licenças de novas granjas.

Quem é

Nenê, como é conhecida em Cornélio Procópio, é irmã do empresário transportador de combustíveis Paulo Roberto Midauar, associado ao primo-distante de Beto Richa, o Luiz Abi Antoun. Midauar foi preso em 2015 envolvido nas operações Voldemort e Publicano, sob suspeita de sonegação de impostos, fraude em licitação e distribuição de propinas.

Quem indicou

Conforme revelou o próprio Midauar, Nenê foi nomeada para a chefia do IAP de Cornélio Procópio por indicação dele, graças às ligações de amizade que tem com o ex-governador Beto Richa.

Contas

Nesta quarta-feira, às 14?h?, os Poderes Legislativo e Executivo de Cascavel prestam contas do primeiro quadrimestre do ano, referente às despesas e às receitas dos meses de janeiro a abril. A audiência pública será realizada no plenário da Câmara de Cascavel.

Parceria

Ao lado de secretários, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, participou na noite de segunda-feira (28) de reunião de associados do Sinduscon Paraná Oeste. “Atendendo pedidos do setor, por meio do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), os empresários serão ouvidos em um fórum permanente de discussões sobre temas que dizem respeito ao crescimento de Cascavel”, disse Paranhos.

Perímetro urbano

Uma das discussões em andamento diz respeito à expansão do perímetro urbano do Município. O setor quer participar efetivamente desse debate. Ano passado, por exemplo, não foi autorizada a expansão em Cascavel. “É preciso obedecer a uma demanda coletiva e estar em sintonia com o crescimento da cidade, ou seja, estar acima do interesse pessoal. E essa expansão não pode ser desenfreada, sem planejamento. Por isso foi criado o IPC para trabalhar com entidades como o Sinduscon, que miram o desenvolvimento e o futuro. Estamos em uma cidade jovem e as ações que fizermos agora vão nortear as próximas gestações”, disse Paranhos.

Nota da redação

Os jornais impressos também têm sido afetados pela greve dos caminhoneiros. Seja pela falta de papel, que não conseguiu chegar às redações, seja pela falta de transporte para distribuição, muitos leitores estão sendo prejudicados. Lembramos que você pode conferir as notícias do Jornal O Paraná pelo site www.oparana.com.br e pelas redes sociais, na fanpage O Paraná / Hoje News, no instagram e ainda receber links com notícias e notificações de lives pelo whatsApp. Basta enviar mensagem para (45) 99975-1947.