Política

Informe da redação do dia 27 de junho de 2018

Firme pelo Aeroporto Regional

Bandeira do deputado federal Alfredo Kaefer (PP-PR) desde antes de assumir seu primeiro mandato, em 2007, o Aeroporto Regional do Oeste ganhou novo fôlego com o anúncio feito pela governadora Cida Borghetti de que os recursos necessários para o pagamento da desapropriação já estão disponíveis e que os trâmites estão na fase final. Alfredo Kaefer, um dos maiores entusiastas da construção do Aeroporto, elogiou a atitude da governadora e disse que encaminhou proposta de Emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2019 que pede a inclusão, “como prioridade de governo, do projeto de Construção do Aeroporto Regional, tendo em vista que a região oeste do Paraná se encontra em processo acelerado de crescimento, tanto na agroindústria quanto na área de serviços”.

União de forças

Para Kaefer, o ideal é que as forças políticas e empresariais se mobilizem em torno do desejo comum da região. “É imprescindível que o oeste do Paraná tenha seu aeroporto regional, porque nenhuma região do mundo se desenvolveu e gerou desenvolvimento econômico sem ter um aeroporto de médio para grande porte”.

Apoio irrestrito

O deputado Alfredo Kaefer reafirma ainda seu compromisso de ajudar o governo do Estado a ir em busca dos recursos necessários para a construção do tão sonhado Aeroporto Regional do Oeste.

Horas extras

Um assunto que tem tirado o sono dos gestores, as horas extras encarecem a folha e são alvo de investigações em Cascavel e Toledo. Na Prefeitura de Toledo, fora do processo que tramita no Ministério Público, ontem servidores passaram por um treinamento referente ao sistema de ponto e normatizações.

Conduta

Isso porque no último dia 7 a prefeitura firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Promotoria sobre o controle das horas extras dos servidores, que entra em vigor dia 1º de julho.

CPI

Já em Cascavel, as horas extras viraram tema de uma CPI na Câmara, que investiga especificamente motoristas que teriam trabalhado meses inteiros sem folga. A comissão pediu ontem mais 30 dias de prazo para concluir as investigações.

Em números

Em Toledo, além de um absurdo já pago em horas extras, a prefeitura tem um banco com mais de 54 mil horas a serem compensadas pelos servidores. Em Cascavel, o banco tinha mais de 508 mil horas em março, último dado divulgado. Pra pensar em dias com oito horas de trabalho: em Toledo correspondem a 6.750 dias e, em Cascavel, 63.500 dias.

Transporte escolar

Três meses depois, a Justiça cassou a liminar que suspendia a licitação do transporte escolar em Cascavel. Uma das empresas que disputam o certame foi à Justiça reclamar que os preços oferecidos em edital estão muito baixos.

PGR em chamas

Ferveu o clima na PGR (Procuradoria-Geral da República) a decisão que tirou das mãos do juiz Sérgio Moro o processo de propinas da Odebrecht no Paraná, tendo como suposto beneficiário o ex-governador Beto Richa. Por ordem do STJ, o inquérito foi remetido à Justiça Eleitoral e abriu uma crise interna na PGR, com direito a exoneração.

Desdisse I

Isso porque, quando consultado pelo STJ, o vice-procurador-geral da PGR Luciano Maia fez sustentação oral defendendo a transferência de jurisdição do inquérito para a Justiça Eleitoral em primeira instância. Sua atitude contrariou o entendimento que já estava consolidado dentro da própria PGR, segundo o qual a competência para conduzir o processo seria do juiz federal criminal Sergio Moro.

Desdisse II

A repentina e mal explicada mudança de opinião de Luciano Maia gerou revolta e até mesmo o pedido de exoneração do procurador auxiliar Alexandre Bravo Barbosa. Moro ainda espera receber de volta a investigação.

***A crise chegou à Receita Federal, que anunciou o fechamento de três agências no Paraná. ***A partir de 6 de julho estarão suspensas as atividades das unidades de Iporã, Laranjeiras do Sul e Loanda.