Política

Informe da redação do dia 24 de abril de 2018

Bem na foto

Dilceu Sperafico sentou ao lado da governadora Cida Borghetti, em sua primeira reunião de secretariado como chefe da Casa Civil do Paraná. Durante o encontro, a governadora apresentou novos nomes de sua equipe de governo. O jornalista Alexandre Teixeira foi confirmado como o secretário de Estado da Comunicação Social. O engenheiro Fernando Camargo é o novo diretor-geral da Paraná Edificações e Paulo Tadeu Dzidricki assume o comando do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem).

Audiência pública I

A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu reuniu a comunidade ontem à noite para discutir a estruturação do Projeto de Iluminação Pública. A intenção é modernizar, otimizar e expandir e ainda regular a operação e a manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública municipal.

Audiência pública II

Já em Toledo, tem audiência pública na sexta-feira, às 19h30. A comunidade está sendo convidada para conhecer e opinar sobre a implantação de uma capela mortuária no Loteamento César Park. O encontro será no salão social da Capela Nossa Senhora Aparecida.

Demanda

Entre as áreas sugeridas pela administração, uma fica ao lado do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) do Cesar Park. “O objetivo é definir com a comunidade sobre a localização da capela, que é uma demanda dos moradores”, explica o assessor de Assuntos Comunitários, Adriano Galvão.

Estrutura

Atualmente, Toledo conta com três capelas mortuárias, no Jardim Coopagro, no Panorama e no Jardim Heloísa. O novo espaço será construído pela Funerária Cristo Rei e Marcelino Serviços Funerários, conforme contrato vigente com a prefeitura.

Escola de Governo

Alvo constante de cobrança e polêmica, a Secretaria de Saúde foi o tema central da Escola de Governo do prefeito Leonaldo Paranhos, ontem, no auditório da Prefeitura de Cascavel.

Números

O secretário Rubens Griep, que já esteve bem pertinho de jogar a toalha ano passado e que há cerca de dois meses trava uma queda de braço com a 10ª Regional sobre a transferência de pacientes das UPAs aos hospitais, apresentou muitos números e mostrou que está fazendo um bom trabalho.

Na lata

E foi direto: "Cada governo faz o que entende que é prioridade e, para nós, a saúde é nossa prioridade. Estamos indo no ritmo da nossa população, mas muita gente não imagina o quanto temos atendido, pois só em 2017 a demanda aumentou em 40 mil pessoas na rede pública municipal. Se a UPA está lotada, é porque ela não diz não. Aumentamos o atendimento dia a dia, ficamos com um esforço extra, com um empenho extra, com um custo extra, mas estamos cumprindo rigorosamente a nossa parte".

Trajetória da Apae

Fruto do trabalho desenvolvido pelo curso de História da Unipar de Cascavel será lançado hoje, às 19h30, no anfiteatro da universidade, o documentário “Inclusão e Cidadania: a trajetória da Apae de Cascavel”. O levantamento histórico traz relatos de pessoas que contribuíram com os 47 anos da Apae.

Críticas

Em Toledo, o vereador Antônio de Freitas (PSL) usou a Tribuna ontem para reclamar da “rapidez e agilidade” do Poder Judiciário. O legislador afirmou que o processo que condenou o ex-presidente Lula (PT) foi muito rápido e que a sociedade não conseguiu nem assimilar o motivo.

“Tapete negro”

“Processos que levariam três anos para se desenrolar na Justiça foram resolvidos em poucos meses. Essa eleição terá características diferentes, um grande ‘tapete negro’ está posto para a população e não temos mais certeza do dia de amanhã”, discursou.

Explicação

O motivo da sua queixa: Antônio teme que o pré-candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, também sofra um julgamento “precipitado” como Lula.