Política

Informe da redação do dia 23 de maio de 2018

Saiam já!

A governadora Cida Borghetti não está com paciência para os 30 cargos comissionados da Sanepar considerados irregulares pela Justiça. Por determinação da governadora, a demanda judicial sobre a criação dos cargos de consultor estratégico na Sanepar será encerrada nesta fase. Os cargos serão extintos de imediato, embora ainda existam recursos judiciais que poderiam confirmar a legalidade da criação dos mesmos. A lista inclui ex-deputados e ex-prefeitos. Dentre eles, um ex-deputado de Cascavel: Antonio Baratter.

Plano de governo

O ex-senador Osmar Dias (PDT) chamou Nélton Miguel Friedrich, ex-diretor de Coordenação da Itaipu, para elaborar seu plano de governo que irá basear sua campanha a governador neste ano. Sem dúvida, uma colaboração de peso, especialmente para a região oeste, que viu na prática durante muitos anos o trabalho do Friedrich.

Encontro de Vereadores

A Acamop (Associação de Câmaras e Vereadores da Região Oeste do Paraná) realizará o 5º Encontro de Vereadores, Vereadoras e Servidores de Câmaras de quarta a sexta-feira desta semana, no Hotel Bella Itália, em Foz do Iguaçu. Neste ano, a entidade buscou temas relevantes para o público possa desenvolver um trabalho efetivo e transparente.

Assuntos

Os principais assuntos a serem tratados são: Eleições 2018 novas regras e desafios; A revisão do regimento interno e a importância para o Legislativo; Prejulgado 9, Súmula 13 e Nepotismo; O Brasil e a gravidade do atual momento político e econômico; O vereador, a postura no exercício do mandato e a criminalização da política; Muito além de likes e views! O Marketing digital e a política no Brasil. Haverá também o Fórum da mulher parlamentar que falará sobre a importância da mulher na política.

58 anos da Acic

A Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) foi homenageada pela Câmara de Vereadores ontem. Diretores, associados e colaboradores da entidade estiveram no Legislativo para receber placa de Votos de Congratulações pelos 58 anos da entidade – a data foi oficialmente comemorada em 4 de abril.

G7 e a Ferroeste

A Secretaria do Planejamento e Coordenação-Geral promoveu ontem uma reunião entre o G7, grupo formado pelas principais instituições do setor produtivo do Paraná, e representantes dos consórcios responsáveis pelos estudos da nova ferrovia proposta pelo governo do Estado, que ligará o Porto de Paranaguá a Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Nova ferrovia

A reunião foi para acompanhamento dos estudos de engenharia para implantação da nova ferrovia marcou os 60 dias desde a divulgação dos nomes dos quatro consórcios nacionais e internacionais, responsáveis pela elaboração dos projetos. O novo traçado, que prevê mil quilômetros de trilhos, vai reduzir custos logísticos e agilizar o transporte da lavoura até o porto. Os consórcios têm até o fim do ano para entregar os estudos.

Cronograma

A obra física está estimada e R$ 10 bilhões e deve ser feita a partir do melhor estudo apresentado. Está dividida em dois trechos. O primeiro tem 400 quilômetros e liga o litoral a Guarapuava. O segundo, com aproximadamente 600 quilômetros, vai de Guarapuava até Dourados, passando por Guaíra, e conta com a implantação de 350 quilômetros de linha nova, além da reabilitação do trecho já existente entre Guarapuava e Cascavel.

Marcha a Brasília

O governo federal liberou R$ 600 milhões para as mais de 5,5 mil cidades que recebem o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O principal objetivo da verba é auxiliar as prefeituras a superar dificuldades financeiras emergenciais. O anúncio da liberação foi feito pelo presidente da República, Michel Temer, ontem, na abertura da 21ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – Marcha dos Prefeitos.