Política

Informe da redação do dia 13 de junho de 2018

Falta de acessibilidade nas escolas

A falta de acessibilidade foi tema de requerimento aprovado por unanimidade pelos parlamentares de Foz do Iguaçu durante a sessão ordinária dessa terça-feira (12). O requerente, vereador Jeferson Brayner (PRB), pede que o Executivo municipal faça um levantamento de dados a respeito da acessibilidade nas escolas para os alunos deficientes e/ou com mobilidade reduzida. A medida se estende aos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil).

Solução

Esse estudo, de acordo com Brayner, é o primeiro passo para que esse problema comece a ser resolvido, visto que a educação deve ser facilitada para todos.

In loco

“Verifiquei em alguns locais que visitei, como na Escola Cecilia Meireles, que a acessibilidade está prejudicada. Sei do esforço e da dedicação da administração em melhorar a qualidade nas escolas e a acessibilidade é um item importantíssimo da garantia dessa qualidade. Por isso, ter um levantamento detalhado das escolas com os principais locais e problemas nos permite acompanhar e cobrar de forma mais pontual e presente a solução dessa questão”, argumenta.

Jogo e folga I

Os servidores estaduais terão folga nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo na Rússia. O governo estadual publicou em Diário Oficial a Resolução 298, que estabelece o expediente dos órgãos e das entidades da administração pública estadual nos dias de jogos da Seleção Brasileira. O texto segue decisão do governo federal.

Jogo e folga II

Assinada pelo chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, a resolução determina que nos dias em que a seleção jogar pela manhã, o expediente terá início às 14h. Quando os jogos forem à tarde, o expediente será encerrado às 13h e volta só no outro dia. As horas não trabalhadas terão de ser compensadas até 31 de outubro de 2018.

Horários

A primeira disputa do Brasil será neste domingo, dia 17, contra a Suíça. Os jogos seguintes da primeira fase serão contra a Costa Rica, no dia 22 (sexta-feira), às 9h, e contra a Sérvia, no dia 27 (quarta-feira), às 15h.

Orçamento

Em Foz do Iguaçu, a composição do orçamento para o ano seguinte é sempre um conjunto de discussões entre os Poderes Executivo e Legislativo, com vistas a garantir melhor aplicabilidade dos recursos públicos. Uma das competências da Câmara é discutir o projeto que trata das diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária.

Audiência pública

Hoje, às 9h, a Comissão Mista da Casa discute com a população, técnicos do Executivo, entidades e demais interessados o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2019. É isso que vai traçar as metas e as prioridades para a elaboração do orçamento do ano seguinte.

Propostas

A audiência irá analisar as propostas de recursos para áreas de: educação, saúde, obras, esporte e outros setores. Por esse motivo é indispensável que a população participe desse importante diálogo sobre as diretrizes da aplicação orçamento municipal.

Apoio de Reale

A candidatura à Presidência do senador Alvaro Dias (Podemos) acaba de ganhar um nome de muito peso. Um dos autores do processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o jurista Miguel Reale Júnior declarou voto e já faz campanha em favor do pré-candidato paranaense.

Lava Jato

A primeira declaração que Reale Júnior fez nesse sentido foi em Curitiba, semana passada, ao participar de debate sobre delações premiadas e a Lava Jato. Só que ontem ele repetiu a afirmação em São Paulo.

Ex-tucano

Filiado durante 25 anos ao PSDB e agora afastado do partido, Reale diz que os tucanos sentem como grave a dificuldade de emplacar a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin, empacado nos baixos índices de aceitação mostrados pelas pesquisas.