Política

Informe da redação do dia 12 de abril de 2018

Cida abre diálogo com a educação

Um dos “calos” da gestão Beto Richa, a educação começa a ser vista com outros olhos pela governadora Cida Borghetti. Tanto que ela recebe ontem, no Palácio Iguaçu, representantes do sindicato dos profissionais da área e reforçou a construção do debate constante com as entidades representativas de classe. “É o momento de reforçar o diálogo, de discutir cada assunto com responsabilidade legal e transparência para a tomada de decisões”, disse Cida.

Agenda positiva

A governadora apresentou a nova secretária da Educação, Lúcia Aparecida Cortez Martins, e destacou que será criada uma agenda positiva para discussão das demandas da classe e de assuntos pontuais das escolas: “A educação é muito particular, são mais de 1 milhão de alunos e 100 mil servidores envolvidos. Temos que tratar com muito respeito e harmonia, aparando as arestas para se chegar a um denominador comum”.

Feedback

Na avaliação do presidente do sindicato, Hermes Leão, a primeira reunião foi positiva: “A governadora foi bastante receptiva para retomar os itens da pauta que já debatemos anteriormente. O sindicato reafirma a disposição de diálogo para o próximo período”.

PSD & PRB

As direções nacionais e estaduais do PSD e do PRB se reuniram esta semana em São Paulo para tratar da disputa eleitoral ao governo do Paraná. O deputado estadual e pré-candidato Ratinho Junior vinha “namorando” a direção do PRB no Paraná e chegou a apresentar linhas gerais da sua proposta de governo.

Chapa majoritária

Mas o PRB não entra de mãos vazias. A adesão à pré-campanha de Ratinho Junior foi motivada pelo convite para compor a chapa majoritária e participar ativamente da construção do plano de governo: “São fatores que pesaram na decisão. A independência da candidatura do Junior, a possibilidade de estarmos na majoritária, inclusive indicando o candidato a vice, e a oportunidade de apresentarmos à população temas que consideramos fundamentais para o crescimento do Estado. Além disso, já há um compromisso de saneamento do Estado e amplo combate a benefícios e privilégios”, disse o presidente da sigla, Valdemar Jorge.

Em cima do laço

Em manifestação enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pede à Corte prioridade no julgamento da ação penal contra o deputado paranaense Nelson Meurer (PP-PR) no âmbito da Operação Lava Jato.

Acusações

Segundo a acusação, o parlamentar recebeu, entre 2006 e 2014, R$ 357 milhões repassados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, por meio do doleiro Alberto Yousseff. A PGR afirma que Meurer praticou corrupção por bancar o ex-diretor na Petrobras e permitir os esquemas de corrupção em benefício do PP. Com ajuda de seus filhos, Nelson Meurer Júnior e Cristiano Augusto Meurer, ele teria recebido parte das vantagens indevidas.

Prescrição

No documento enviado ao ministro decano Celso de Mello, revisor do caso, que tem como relator Edson Fachin, Raquel alega “risco de ocorrência de prescrição retroativa”, caso Meurer seja condenado à pena mínima de dois anos de reclusão no que tange ao crime de corrupção passiva. “Saliente-se que, tratando-se de réu que possui mais de 70 anos, na hipótese de sua condenação e de imposição da referida pena, o termo final da prescrição retroativa, quanto ao citado delito, será o dia 21 de junho de 2018, ou seja, dois anos da data do recebimento da denúncia.”

Paranhos em Brasília

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, esteve em Brasília ontem. Na agenda, uma paradinha para visita oficial ao deputado federal Alfredo Kaefer, cuja base eleitoral é Cascavel, e aproveitou para apresentar as demandas locais. Uma das pautas de Paranhos em Brasília foi reunião com representantes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).