Política

Informe da redação do dia 08 de junho de 2018

Evasão escolar

O vereador Jeferson Brayner cobrou do Executivo informações sobre as medidas adotadas para evitar a evasão escolar no Município de Foz do Iguaçu. De acordo com o vereador, o maior índice de evasão escolar é no Ensino Médio, de responsabilidade do Estado, mas a questão já deveria ser trabalhada desde o Ensino Fundamental, até o 5º ano, quando ainda está nas mãos do Município. O parlamentar destaca várias razões, como: questões econômicas, de mobilidade e outros problemas sociais influenciam para crianças e adolescentes permaneçam fora das escolas.

Toopedalando

A tentativa de implantar o TooPedalando está pedalando ainda em Toledo. O prefeito Lucio de Marchi, ao receber o processo licitatório para a contratação das bicicletas do programa, dia 15 de maio, decidiu pela não homologação e determinou à Secretaria de Administração que levasse o caso ao Ministério Público, que, por sua vez emitiu a Recomendação Administração 09/2018, sugerindo ao Município que refizesse o processo de licitação sob a modalidade de “concorrência”.

Sem problemas

O Município acatou prontamente a sugestão do MP e garante que não houve nenhuma outra irregularidade identificada. Por enquanto.

Cassação

A Câmara de Santa Helena iniciou ontem à tarde o processo de cassação do prefeito Airton Copatti (MDB). A sessão aconteceu nas dependências da Acisa, a associação comercial da cidade, devido à grande quantidade de pessoas esperadas. A sessão seguiu noite adentro e até o fechamento desta edição ainda não havia resultado.

Denúncia

O prefeito Airton chegou sorridente à Acisa, como se não estivesse preocupado. Ele é acusado de ter cometido infração político-administrativa, por dois motivos: nepotismo e conceder irregularmente gratificações a servidores. A Câmara vota a cassação dele. Se for cassado, quem assume é o vice, Evandro Zado Grade (PDT).

Impeachment

Há 90 dias foi criada uma comissão processante para analisar o pedido de impeachment do prefeito. No relatório final apresentado pelo relator Valdecir Noro (PP), ele opina pela procedência das acusações.

Votos

Contudo, para ser cassado, o parecer precisava de dois terços dos votos, ou seja, seis vereadores. Sem esse número, o processo é arquivado.

Darci Piana sai

Os presidentes de duas das mais importantes federações do Paraná se licenciaram na quarta-feira de seus cargos com a perspectiva de disputar a eleição de outubro. A saída de Edson Campagnolo da Fiep já vinha sendo anunciada havia algum tempo. A surpresa foi a decisão de Darci Piana, que comandava a Fecomércio.

A vice I

Campagnolo está filiado ao PRB e pretende ser vice na chapa de Ratinho Jr. – chegou a ensaiar uma candidatura própria ao governo, mas recuou, assim como chegou a ser “colocado” como vice de Osmar Dias.

A vice II

E agora Campagnolo tem um concorrente: Darci Piana também quer ser vice de Ratinho Jr. A diferença é que ele se filiou ao próprio PSD, partido do candidato ao governo – o que exigiria a formação de uma improvável chapa pura.

A vice III

A vaga de vice de Ratinho, inclusive, parece ser a mais disputada até agora. Pois, além dos dois nomes fortes da economia paranaense, há outros interessados no cargo, como Norberto Ortigara, que foi secretário de Agricultura no Governo Beto Richa, e Marcel Micheletto, ex-presidente da Associação de Municípios do Paraná. Os dois são representantes do setor rural.

Partido Verde

Neste sábado, o Partido Verde realiza encontro em Cascavel. Um dos objetivos é apresentar os nomes disponíveis para disputar as eleições de outubro. Por enquanto, um dos mais cotados é o do empresário Renato Silva. Marlise Cruz ainda não se mostrou muito disposta a enfrentar o desafio.