Política

Informe da redação: Bolsonaro com covid, Ratinho faz novo exame e dinheiro parado

Covid chega ao poder

Além do presidente Jair Bolsonaro, o novo coronavírus também atingiu o alto comando do município de Foz do Iguaçu. Com alta taxa de testagem e um dos menores índices de infectados, a Terra das Cataratas tem sido um exemplo nacional, mas, como a doença não escolhe cargo, deixou prefeito e vice-prefeito isolados. Ontem, o prefeito Chico Brasileiro foi diagnosticado com a covid-19. Ele coletou o exame RT-PCR no Hospital Municipal Padre Germano Lauck na segunda, após ter tido contato com caso positivo da doença. O prefeito está bem e seguirá trabalhando de forma remota, em sua casa, enquanto cumpre o isolamento domiciliar. No sábado, foi o vice Nilton Bobato que recebeu diagnóstico positivo. Ele teve sintomas na quinta (2), quando iniciou o isolamento domiciliar.

 

Palácio Iguaçu

O corona também anda circulando pelo Palácio Iguaçu. Ontem, o governador Ratinho Junior se submeteu a novo exame de covid-19 após um assessor de seu gabinete testar positivo. O resultado deve sair nesta quarta. Os outros integrantes do governador também realizaram o exame. Até que o exame tenha resultado, Ratinho Júnior está em isolamento em sua residência, em Curitiba. Nem o assessor nem o governador apresentam sintomas da doença.

 

Dinheiro parado

Há 45 dias, o governo federal tem meio bilhão de reais para usar no enfrentamento ao coronavírus, mas ainda não definiu onde aplicá-lo. O dinheiro foi recuperado pela Lava Jato de Curitiba e, com autorização da Justiça, disponibilizou-o para ser usado na pandemia.

 

IDR-Oeste

O IDR-Oeste (Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste do Paraná), que atua em Toledo desde 2003 para produzir projetos de desenvolvimento econômico, elegeu nova diretoria ontem (7), na Acit (Associação Comercial e Empresarial de Toledo). A nova diretoria eleita tem como novo presidente Marcus Vinicius Malacarne e vice-presidente Junior André Destefeni.

 

Pazuello não fica

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem que o general Eduardo Pazuello não permanecerá no cargo de ministro da Saúde, cargo que ocupa como interino. Contudo, não deu sinais de que procura outro nome para a pasta. Em plena pandemia de covid-19, o ministério está há 53 dias sem titular.

 

Emprestômetro

O Ministério da Economia lançou ontem (7) o Emprestômetro, ferramenta que mostra em tempo real os valores que já foram contratados por micros, pequenas e médias empresas dentro dos programas de crédito do governo. A ferramenta é acessada pelo Portal do Empreendedor, clicando na aba “crédito” e depois em “Emprestômetro”. Até ontem, quase R$ 10 bilhões haviam sido contratados pelas empresas em um dos três programas de crédito do governo.

 

EPIs caros

Após alerta do TCE-PR, a Prefeitura de Palotina revogou licitação de R$ 2,5 milhões para compra de EPIs da saúde. O tribunal apontou indícios de sobrepreço de até 57% em máscaras e falta de clareza na definição de quantidades, que levariam a gastos dez vezes maior que em municípios do mesmo porte.

 

 

Quadro Negro

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Raul Araújo acatou reclamação feita pela defesa do ex-governador Beto Richa (PSDB) para analisar se houve ou não irregularidade na decisão da 9ª Vara Criminal de Curitiba sobre desmembramento de uma investigação da Operação Quadro Negro, que investiga desvios na educação. A defesa de Richa alega que a 9ª Vara não poderia ter determinado o desmembramento da investigação sobre Durval Amaral, conselheiro do TCE-PR para o STJ. A competência para investigados com foro privilegiado seria o STJ.