Política

Informe da redação: A quarentena aperta ou afrouxa?

A quarentena aperta ou afrouxa?

O governador Ratinho Júnior (PSD) disse ontem que deve reavaliar nesta sexta o decreto que determinou o fechamento do comércio e de serviços não essenciais de 141 municípios do Paraná por 14 dias, medida que atinge todo o oeste do Estado desde o dia 1º. Mas não é para atender ao apelo de prefeitos e empresários. É para ver se a prorroga ainda mais rigorosa, ou não. “Ela pode [ser prorrogada] se a Secretaria da Saúde entender”, alerta. “O que define se continua ou não é a incidência de pessoas infectadas, número de leitos de UTI”. Segundo o governador, o decreto tem surtido efeito, embora o isolamento esteja abaixo do esperado. “Por enquanto, o isolamento é o grande remédio que nós temos. Isso é difícil, é duro, mas enquanto não tiver uma vacina que resolva o problema do vírus, vamos ter que conviver com o isolamento”, defendeu.

FPM X CNM

A primeira parcela de julho do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) virá 21,5% mais “gorda” aos cofres municipais, mas a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) pede cautela aos prefeitos. “A situação deve perdurar, ainda, por longo período”, diz o presidente da entidade, Glademir Aroldi. No primeiro semestre, o repasse acumula queda de 7,63% em relação a 2019, já considerando a inflação. Acesse pelo QR code os valores por índice, conforme o estado.

Vai para onde?

O STJ concedeu prisão domiciliar a Fabrício Queiroz. A questão é onde ele vai cumprir a pena, já que nem ele soube informar onde morava.

Bom exemplo!

Por falar em Cascavel… O Tribunal de Contas do Estado reforça a importância da transparência dos gastos públicos mesmo em tempos de pandemia do coronavírus. O ranking do TCE mostra que o tribunal notificou 102 municípios por indícios de irregularidades na compra de materiais e contratação de serviços relacionados ao combate do vírus. Os portais das Prefeituras de Cascavel e de Candói são apontados como bons exemplos entre as 399 prefeituras paranaenses.

Destaque regional

Já a Unioeste ficou na posição 101-125 no ranking das melhores universidades da América Latina, no THE (The Times Higher Education), que avaliou 166 universidades em 13 países. O ranking é baseado nos mesmos 13 indicadores utilizados no THE World University Rankings, que medem o desempenho das instituições, divididos em 5 categorias: citação (influência de pesquisa), pesquisa (volume, renda e reputação), ensino (ambiente de aprendizagem), relação com a indústria (transferência de conhecimento) e internacionalização (funcionários, estudantes e pesquisas).

Convenções partidárias

Com a promulgação da Emenda Constitucional 107/2020, que adiou as eleições de 2020, todos os prazos eleitorais foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação. Assim, as convenções partidárias para a escolha de candidatos, que ocorreriam de 20 de julho a 5 de agosto, serão realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro, neste ano em formato virtual.

Contas reprovadas

Às vésperas da campanha eleitoral, a tentativa de Edgar Bueno buscar o quarto mandato na Prefeitura de Cascavel pode ter ido por água abaixo. A Justiça julgou improcedente o pedido do ex-prefeito para derrubar a decisão da Câmara que reprovou suas contas de 2013. Se não conseguir reverter esse cenário logo, Edgar fica inelegível.