Opinião

Informe da Redação

Informe da Redação

 

 

PP Reforçado

O PP (Partido Progressistas) confirmou o protagonismo na política estadual em evento de filiação realizado em Curitiba. Foram formalizadas 14 novas filiações. O evento contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do líder do governo na Câmara, deputado federal Ricardo Barros (PP).

 

Filiações

Entre os novos filiados ao PP estão o ex-secretário da Casa Civil, Guto Silva, que veio do PSD e vai disputar o Senado; o deputado federal Pedro Lupion, que estava no Democratas; Abelardo Lupion; o deputado estadual Tião Medeiros, que veio do PTB e vai disputar a Câmara Federal; a deputada federal Christiane Yared, que deixou o PL; o deputado federal e ex-árbitro de futebol Evandro Roman, oriundo do Patriota; e também ídolos do esporte, como a ex-tenista Gisele Miró e o multicampeão do UFC, Wanderlei Silva.

 

Aliança com o PSD

O evento de filiações do (PP) também contou com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), reforçando a aliança entre o PP e o PSD para as eleições de 2022. Além do reforço na aliança entre as siglas, o PP ganha um reforço de bancada, já que, com as filiações o PP passou a ter cinco integrantes na Câmara dos Deputados e outros cinco na Alep.

 

Fora do PDT

O deputado estadual Nelson Luersen, representante da região Sudoeste, está deixando o PDT. O parlamentar ainda não informou qual será o novo destino, mas segundo informações, pode ser o PSD do governador Ratinho Junior.

 

Bancada Diminuindo

Antes de Luersen, o PDT paranaense já havia perdido o deputado estadual Marcio Pacheco, que migrou para o partido Republicanos. Com a saída de Nelson Luersen, a bancada estadual pedetista fica restrita ao deputado Goura Narataj.

 

PL pelo PSD

O deputado federal paranaense Luiz Nishimori está deixando o Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, para entrar no Partido Social Democrático (PSD), do governador do Paraná, Ratinho Junior. O ato de filiação no novo partido está marcado para o próximo dia 25, em Maringá. Kassab e Ratinho Junior confirmaram presença.

 

Cidadania benemérita

A Alep iniciou ontem (14) a votação do PL 22/22 que concede o título de cidadão benemérito do Paraná ao diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Anatalício Risden Junior. O projeto de lei é de autoria da deputada estadual Maria Victória (PP) e do deputado Elio Rush (União Brasil). Maria Victória é filha da ex-governadora Cida Borghetti, atual conselheira da Itaipu.

 

Caminhada pela Paz

A OAB Paraná promove no próximo dia 19 de março em Curitiba, “Uma caminhada pela paz” em solidariedade ao povo ucraniano. A concentração do ato público terá início às 10horas, na Praça Santos Andrade. Às 10h30, os manifestantes caminharão até a Boca Maldita, onde nova concentração está prevista para as 11h30.

 

PSOL e Rede

Em decisão unânime, a diretoria da Rede Sustentabilidade aprovou a federação partidária com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para as eleições de 2022. A tendência é que as duas siglas apoiem a candidatura à Presidência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).