Saúde

Hérnia de disco: sinais e tratamentos

A hérnia de disco afeta principalmente pessoas mais jovens devido à sobrecarga realizada nas atividades diárias e pela falta de atividade física regular

Foto - Divulgação
Foto - Divulgação

A hérnia de disco é uma doença provocada pelo desgaste dos discos intervertebrais estruturas que amortecem o contato entre as vértebras. Quando algum desses discos se rompe ou se desgasta, acaba comprimindo terminações nervosas, causando dores, formigamento ou fraqueza nos braços, tronco ou pernas.

Segundo Bruno César Aprile, cirurgião de coluna e diretor clínico da SO.U Ipiranga, rede de clínicas médicas paulistana especializada em ortopedia, a hérnia de disco afeta principalmente pessoas mais jovens devido à sobrecarga realizada nas atividades diárias e pela falta de atividade física regular, além de hábitos de má postura no dia a dia e no trabalho.

Com o passar dos anos, pessoas de mais idade que já têm hérnias de disco sem saber costumam sofrer com o agravamento progressivo da hérnia, isso porque o desgaste do disco progride, formando os conhecidos bicos de papagaio (osteófitos).

Sintomas

De acordo com o especialista, a hérnia de disco pode se desenvolver em qualquer região da coluna, mas preferencialmente no pescoço ou na região lombar. “Quando o problema atinge os discos do pescoço, os principais sintomas são dores e formigamentos no pescoço irradiando na região dos braços e das mãos. Já na lombar, as dores e os formigamentos surgem na região lombar, glúteos, pernas e pés”, completa.

Tratamento

A dor causada pela hérnia de disco pode ser de leve a forte, incapacitando a pessoa de trabalhar e realizar as atividades diárias. Por essa razão, o tratamento varia de paciente para paciente. Administração de remédios, repouso, fisioterapia e acupuntura são alguns procedimentos que podem ser indicados para aliviar a dor; exercícios de fortalecimento sob supervisão são o melhor tratamento atualmente. A cirurgia só é recomenda nos casos graves, em que a dor é insuportável, onde não houve melhora com uso de medicamentos e fisioterapia, ou nos casos onde há perda de força ou de controle dos esfíncteres.

“Hoje já existem procedimentos cirúrgicos modernos para tratar a hérnia de disco e outros problemas na coluna, como a endoscopia da coluna, técnica minimamente invasiva que não utiliza anestesia geral e de rápida recuperação do paciente, com alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia”, argumenta.

Prevenção

Com a prática moderada de exercícios físicos, sempre com supervisão de um profissional para garantir uma execução perfeita, é possível fortalecer a musculatura da coluna e melhorar a movimentação das vértebras. “Quem trabalha em escritórios ou passa muitas horas sentado está mais propenso a desenvolver a hérnia de disco, justamente por essa falta de movimentação da coluna. Além disso, evitar esforço físico intenso, como carregar peso excessivo, também contribui para prevenir o problema”, finaliza.

Sobre a SOU

Fundada em 2008 por Pedro Baches Jorge, mestre e doutorando em Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo e diretor científico da Sbrate (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte), a SOU é uma clínica médica especializada em ortopedia e medicina do esporte, com equipe médica composta por profissionais altamente capacitados para diagnosticar e tratar desde esportistas amadores a atletas de alto rendimento. Para saber mais, acesse: www.clinicasou.com.br.

Saiba tudo sobre endoscopia da coluna

Cirurgias na coluna costumam gerar muita preocupação em pacientes por serem consideradas agressivas e dolorosas, além da recuperação que demanda muitos cuidados. Porém, no Brasil já existe uma técnica mais moderna e minimamente invasiva para tratar problemas como a hérnia de disco chamada: endoscopia da coluna.

O cirurgião de coluna e diretor clínico da SO.U Ipiranga, Bruno César Aprile, explica que a endoscopia da coluna é um método cirúrgico inovador porque tem a mesma eficácia das cirurgias tradicionais, porém é realizada em pouco tempo e com rápida recuperação do paciente.

O profissional responde as principais perguntas sobre o tratamento. Confira.

Como é realizada a endoscopia da coluna?

A técnica consiste na dilatação da musculatura para inserir um tubo de dois centímetros com uma câmera de alta definição na ponta, para otimizar a visualização da parte a ser corrigida. “Durante o procedimento é feito apenas um corte de um centímetro para inserção do tubo, diferente da cirurgia tradicional em que é feita um corte até 8 vezes maior”, explica.

Em quanto tempo é feito o procedimento?

O profissional pontua que o tempo médio para realizar a cirurgia é de uma hora, sendo que normalmente o paciente tem alta hospitalar em menos de 24 horas. “A maioria dos casos também não exige a internação na UTI no pós-operatório. Enquanto na cirurgia convencional o paciente chega a ficar quatro dias internado”, informa.

A endoscopia da coluna corrige quais doenças?

Além de hérnias de disco, a endoscopia pode ser recomenda para tratar outros problemas de compressão de nervos, atuando para o alívio imediato dos incômodos causados pela doença.

Quais são outras vantagens para os pacientes?

Por não utilizar anestesia geral, apenas sedação e anestesia local, a endoscopia da coluna é mais segura para pacientes idosos, hipertensos, diabéticos ou com doenças cardíacas e pulmonares. A recuperação é em média de quatro dias e se respeitadas as recomendações médicas, o paciente já estará apto para retornar às atividades rotineiras e até o mesmo ao trabalho dentro deste prazo. “A dor pós-operatória também é muito menor do que as cirurgias convencionais. Após realizada a endoscopia da coluna geralmente a pessoa saí andando normalmente do hospital”, conclui.  

Foto: Divulgação