Política

Guedes estuda compensar desoneração com IVA maior e fim de benefícios

Como complemento, seriam revistos ou revogados benefícios setoriais existentes hoje.

Guedes estuda compensar desoneração com IVA maior e fim de benefícios

Brasília – Em busca de alternativas para viabilizar uma desoneração na folha de pagamentos após o descarte da CPMF, o governo estuda apresentar uma reforma tributária com alíquota adicional no imposto sobre consumo.

Como complemento, seriam revistos ou revogados benefícios setoriais existentes hoje.

As duas hipóteses seriam uma forma de compensar a perda de arrecadação provocada pela queda da taxação que incide sobre as empresas, uma prioridade para o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Sob pressão de setores como construção civil e serviços, a equipe econômica também incluiu nas análises a possibilidade de que o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) tenha duas alíquotas diferenciadas, a depender da atividade econômica.

Isso atenderia principalmente aos pedidos de empresários desses setores, que temem um aumento de tributação após a criação de um imposto nesses moldes.

O ministro vem afirmando que a proposta do governo para a reforma tributária está em fase de finalização, mas a equipe técnica ainda não concluiu o texto e segue estudando modelos e fazendo cálculos.

O governo quer ampliar a isenção na contribuição previdenciária paga pelas empresas e torná-la permanente sob o argumento de que a medida vai gerar empregos no País e dar um impulso na economia, que está com dificuldades de se recuperar.

Em troca, Guedes procura soluções para compensar as perdas de receita que seriam geradas com a desoneração da folha.