Saúde

Governo antecipa campanha de vacinação da gripe; objetivo é facilitar diagnóstico do coronavírus

Crianças, gestantes e puérperas serão prioridade 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante entrevista coletiva para atualizar o boletim sobre o novo coronavírus da China - Foto:Agência Brasil
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante entrevista coletiva para atualizar o boletim sobre o novo coronavírus da China - Foto:Agência Brasil

São Paulo – O Ministério da Saúde irá antecipar a campanha de vacinação contra a gripe por causa do risco de surto de coronavírus (Covid-19), confirmou nessa quinta-feira (27) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

A campanha, que começaria no dia 13 de abril, deverá ter início já em 23 de março, segundo Mandetta.

Embora a gripe seja causada por um vírus diferente (influenza), o objetivo da antecipação é evitar aumento de doenças respiratórias e sobrecarga do sistema de saúde.

De acordo com Mandetta, serão disponibilizadas 75 milhões de doses de vacina contra a gripe na campanha deste ano. Inicialmente, serão vacinadas crianças e gestantes. Em seguida, os idosos. “Antecipamos a campanha, pois esta vacina [contra a gripe] dá cobertura e deixa o sistema imunológico 80% protegido contra cepas de vírus influenza, milhares de vezes mais comuns que o coronavírus”, afirmou Mandetta.

O ministro afirmou que, entre um e dois meses após a pessoa ser vacinada, fica mais fácil para profissionais de saúde diagnosticarem o tipo de vírus que um paciente eventualmente possa ter contraído. “Se a pessoa avisa que foi vacinada [contra a gripe], auxilia no raciocínio profissional, para [o médico] pensar em outros vírus.”

Matéria atualizada às 18h08.