Política

Governador do Rotary visita Cascavel

Cascavel – O governador do Distrito 4640, Eduardo Toshimitsu, e sua esposa, Hilaide, estiveram ontem em Cascavel para conhecer os trabalhos e os membros do Rotary Club Cascavel Sonhar, a loja mais nova da cidade, que em maio completa cinco anos.

O Distrito 4640 compreende 106 clubes em cerca de 50 municípios das regiões oeste, sudoeste e centro-norte do Paraná. Segundo Eduardo, uma das missões do governador é conhecer, in loco, todos os clubes, uma forma de estreitar as relações com os membros e conferir o cumprimento das metas. “Temos as metas norteadoras do Rotary Internacional, as metas do Distrito e cada clube tem autonomia para definir seus próprios projetos”, explica o governador.

Em visita à redação do Jornal O Paraná, ao lado do professor Rosimar Baú e de Marcia Nogueira, presidente do Rotary Club Cascavel Sonhar, Eduardo informou que neste ano rotário, que se iniciou em 1º de julho, as grandes metas são o meio ambiente, a educação e a saúde.

Ele destaca o trabalho desenvolvido em todo o mundo contra a poliomielite. “A meta é a erradicação da pólio no mundo todo até 2020, mas ainda há registros no Afeganistão, no Paquistão e na Nigéria”.

Nesses locais, o mais difícil é conseguir a vacinação em massa, pois são áreas de conflito e nem sempre os líderes locais deixam chegar a vacina até a população. Segundo o governador, até pouco tempo a Fundação Rotária bancava todo o custo da vacina. Hoje, conta com apoio da OMS (Organização Mundial de Saúde), do Unicef, do Centro de Doenças Infecciosas dos EUA e da Fundação Melinda e Bill Gates. A dose custa US$ 0,60, mais US$ 0,16 de logística até chegar à criança. Essa diferença ainda é arcada pelo Rotary.

Com relação ao meio ambiente, Eduardo cita como exemplo a meta de cada rotariano plantar ao menos uma árvore, o que daria, apenas na abrangência do distrito, 2.866 árvores. Além disso, há projetos locais de proteção das nascentes e cuidados com a mata ciliar.

Marcia destaca o projeto Descarte Correto, desenvolvido pelo Rotary Club Cascavel Sonhar, com campanhas educativas e distribuição de caixas de coleta, além da parceria com as Farmácias Estrelas, onde a caixa de coleta fica permanentemente. “É um projeto que une meio ambiente e saúde”, ressaltou o professor Baú.

Segundo ele, uma das principais missões do Rotary é incentivar o voluntariado, é resgatar um pouco dos valores de cooperar e compartilhar. “O Rotary tem esse papel de mostrar que cada um tem que fazer a sua parte e não esperar tudo do poder público”, enfatiza. “E o governador vem validar nossas metas e ações, dá mais força ao que fazemos”.

Baú acrescenta que, quando uma ação é desenvolvida em uma escola, por exemplo, envolve a criança, sua família e toda a comunidade. “Se cada um fizer um pouco, o resultado será grande”, observa o governador Eduardo.