Política

Giro político 

Salazar de volta?

Quem pensa que, aos 79 anos, o empresário e pecuarista Salazar Barreiros está acomodado com a vida de aposentado está inteiramente enganado. Ex-prefeito por dois mandatos, Barreiros está confiante na candidatura para 2020 à Prefeitura de Cascavel. Costurando alianças com grupos políticos, o Partido Progressista pode lhe confiar o posto nas próximas eleições. A última participação da família Barreiros em campanha foi em 2012, quando Idalina – esposa de Salazar – disputou e fez 6,4 mil votos. Três meses depois das eleições ela veio a falecer, aos 77 anos. Muitas preocupações de Idalina vieram a se confirmar: como o empréstimo em dólares que trariam grande endividamento ao poder público.

Negociações

Com o cargo de chefia regional da Casa Civil, Gugu Bueno ainda organiza as nomeações em seu favor. Após apoiá-lo na disputa a deputado estadual, Robertinho Magalhães é o próximo da lista a assumir uma função comissionada no governo de Ratinho Júnior (PSD). Tudo indica que uma cadeira estaria reservada a ele na 10ª Regional de Saúde.

Lâmpadas queimadas

A iluminação pública tem virado o apagão da gestão atual. E em pleno feriado quem saiu a campo foi o vereador Sidnei Mazzuti, que foi em busca das vias públicas com lâmpadas queimadas. O arrastão feito pelo parlamentar com direito a transmissão ao vivo pelas redes sociais foi para constatar o problema e cobrar o conserto.

Do contra

A oposição vem erguendo o tom de voz durante as sessões da Câmara de Vereadores. Diante da situação, o líder de Governo, Romulo Quintino (PSL), chegou a criticar uma articulação contrária às iniciativas do Executivo municipal. Tal mobilização seria apenas de cunho político e sem avaliar mais o conteúdo. Mesmo posicionamento tem sido declarado pelo prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), que tem se queixado da precipitação eleitoral dos adversários.

Ônibus na Brasil

A volta dos coletivos em plena Avenida Brasil parece que ainda não convenceu a todos, sobretudo parte dos parlamentares da Câmara. A Comissão de Segurança e Trânsito busca dados sobre como foram esses dois meses de circulação. Parece que a incidência de acidentes envolvendo os ônibus está entre os argumentos contrários, não apenas na Brasil, mas também nas Avenidas Tancredo Neves e Barão do Rio Branco.

Realidade

Com o esforço do presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara de Vereadores, Carlinhos Oliveira, o secretário de Estado da Educação do Paraná, Renato Feder, esteve ontem na zona norte da cidade. Viu de perto o sufoco que os estudantes estão enfrentando: salas lotadas.