Policial

Gaeco prende secretário de Tecnologia da Informação e mais três pessoas

Ação faz parte de operação que investiga fraudes no recolhimento do ITBI

Foz do Iguaçu – O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) cumpriu na manhã desta terça-feira (1º) quatro mandados de prisão em Foz do Iguaçu.

A ação faz parte da Operação Lothur que investiga supostas fraudes no recolhimento do ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Intervivos) nas secretarias Municipal da Fazenda e da Tecnologia e Informação, além de um cartório de registro de imóveis.

Foram presos, ainda em casa, o secretário de Tecnologia da Informação, Melquizedeque Corrêa Souza, o empresário Silvio Nei da Silva, o ex-funcionário do cartório Marco Antônio Goulart da Silva, e o funcionário Nadir Nunes da Silva.

As prisões foram confirmadas pelo delegado do Gaeco, Fernando Cubas, durante coletiva de imprensa. Os detidos foram levado para a Delegacia da Polícia Civil onde prestam depoimento e em seguida serão encaminhados à Cadeia Pública.

O delegado informou que 31 guias de recolhimento de ITBI foram fraudadas, envolvendo dez contribuintes. Ao todo o desvio pode chegar a um rombo de R$ 178 mil aos cofres públicos.

Investigação

Em julho deste ano o Gaeco foi até a sede da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Tecnologia de Informação, onde foram apreendidos documentos e três computadores.

Os investigadores acreditam que acreditam que funcionários das secretarias e de cartórios falsificavam documentos e comercializavam imóveis fraudando a cobrança de tributos como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Intervivos. A prefeitura fez a denúncia após constatar a fraude no sistema do Município.

(Com informações da Rádio Cultura Foz)