Saúde

Encontro discute situação de indígenas da Costa Oeste

Dentre as discussões, foram consideradas as possibilidades de isolamento de pacientes na própria aldeia

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Santa Helena – Entidades paranaenses voltaram a se reunir para discutir um plano de contingência para enfrentamento da covid-19 na população indígena de Santa Helena, na costa oeste do Paraná.

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Indira Bolsoni Pinheiro, participou da reunião com membros da Secretaria de Saúde, autoridades municipais, membro do Ministério Público do Estado do Paraná e de representantes dos acampamentos indígenas Aldeia Vya Renda, Aldeia Ara Pora, Aldeia Mokoi Joegua, Aldeia Tape Jere e Aldeia Tekoha Pyahu.

No encontro, foram tratados assuntos como identificação de casos suspeitos; quais medidas de prevenção e de isolamento podem ser adotadas; e como será realizado o monitoramento e assistência de enfermagem aos pacientes suspeitos e casos positivos.

Dentre as discussões, foram consideradas as possibilidades de isolamento de pacientes na própria aldeia, de realização de sanitização dos acampamentos, de suspensão de visitas às aldeias e foi destacada a importância de não realizar ritos fúnebres na comunidade, devido à gravidade do vírus.

A reunião contou também com partes informativas sobre a doença, como a demonstração para as lideranças indígenas de como é feito exame e orientações sobre o uso de máscaras e medidas preventivas.

“É provável que a ausência de casos até o momento deva-se à falta de testes realizados nas comunidades, então é importante esse movimento de diagnósticos das aldeias locais e o alinhamento de como a questão será tratada respeitando a vida e a cultura indígena”, finaliza Indira.