Cotidiano

Em uma década, contas do Município foram aprovadas sem ressalvas só na atual gestão

Em 2018 e 2019, o Tribunal de Contas do Paraná aprovou os dois exercícios financeiros por entender que estavam regulares

Em uma década, contas do Município foram aprovadas sem ressalvas só na atual gestão

Nos últimos dez anos, as contas do Município de Cascavel tiveram parecer prévio pela regularidade e foram aprovadas sem ressalvas apenas nos anos de 2018 e 2019. No ano anterior, em 2017, quando foi executado o orçamento deixado pela gestão anterior, houve uma ressalva por conta de um documento que deixou de ser anexado, prontamente corrigido. Nos anos anteriores, sempre houve ressalvas ou recomendações.

O zelo com o dinheiro público sempre deu a tônica da administração nos últimos quatro anos. O prefeito Leonaldo Paranhos tem determinado fiscalização rígida no cumprimento dos contratos e ele mesmo faz questão de acompanhar de perto a aplicação dos recursos financeiros. Além disso, desde o primeiro dia da gestão Paranhos determinou tolerância zero com a corrupção e sempre pediu para que a população ajudasse a fiscalizar fazendo denúncias.

“O combate à corrupção é responsabilidade de todos nós, ou seja, de quem está no Poder Público e da sociedade como um todo”, enfatiza o prefeito.

O rigor na fiscalização se aplica, inclusive, aos produtos entregues pelas empresas vencedoras nas licitações, uma vez que o Município ampliou a concorrência e os descontos obtidos nos certames.

“Saímos de uma economia média de 10% para 32% nas licitações, mas aumentamos a fiscalização nos processos de compras. Para isso criamos uma secretaria específica [Casa Civil – Secretaria da Transparência, da Prevenção e Combate à Corrupção], que tem justamente a função de analisar processos e acompanhar a entrega de produtos e serviços”, completa o prefeito.