Saúde

Em 4 meses, Paraná vacinou 20% da população e 93,7% dos idosos

O número corresponde a 20,83% do total da população paranaense

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definiu nesta quarta-feira (19) a distribuição do terceiro lote da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 para nove municípios do Paraná. Ao todo 39.780 doses serão encaminhadas nos próximos dias para continuidade do Plano de Vacinação Estadual.  -  Curitiba, 19/05/2021  -  Foto:  Américo Antonio/SESA
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definiu nesta quarta-feira (19) a distribuição do terceiro lote da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 para nove municípios do Paraná. Ao todo 39.780 doses serão encaminhadas nos próximos dias para continuidade do Plano de Vacinação Estadual. - Curitiba, 19/05/2021 - Foto: Américo Antonio/SESA

Curitiba – Um a cada cinco moradores do Paraná já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19 em quatro meses de campanha. De acordo com o Ranking da Vacinação, da Secretaria da Saúde, o Estado aplicou 2.176.065 primeiras doses até essa quarta-feira (19). O número corresponde a 20,83% do total da população paranaense.

A pequena Diamante do Norte, no noroeste, é proporcionalmente a que mais tem imunizados: 42,65% da população adulta está protegida parcialmente. Puxa a fila de 255 municípios paranaenses (64% do Estado) que já romperam a barreira dos 20% de moradores que receberam a primeira dose.

Segundo o Plano Estadual de Vacinação, 4.812.142 pessoas compõem os 28 grupos prioritários da imunização. Ou seja, em quatro meses, o Estado chega agora a 45% da meta, que estava prevista para ser concluída até maio, mas cujas projeções atuais indicam fim de julho e início de agosto.

Além dos profissionais de educação e da segurança, a vacinação atualmente avança nos conjuntos de pessoas com comorbidades – o maior de todo o plano de vacinação -, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente grave. Também segue a aplicação da segunda dose em grupos que já iniciaram seu ciclo de imunização, como nas pessoas acima de 60 anos.

Idosos

Incluídos na fase 1 do plano, os idosos são os mais protegidos. Até ontem, 1,682 milhão de pessoas com mais de 60 anos de idade já tinham recebido ao menos uma dose da vacina, o que corresponde a 93,7% do público-alvo, de 1.794.480. Com a segunda dose, a parcela corresponde a 47,3%.

No total, 1,118 milhão de pessoas já tomaram a segunda dose, o que corresponde a 51,4% de quem já recebeu a primeira.

Nova Santa Bárbara (23,54%), Nova Laranjeiras (21,66%) e Diamante do Norte (20,26%) são as mais adiantadas. Além delas, outras 20 cidades garantiram o encerramento do ciclo vacinal em pelo menos 15% dos habitantes.

“Temos cumprido nosso compromisso de enviar todas as doses aos municípios no menor tempo possível. Temos capacidade de vacinar de 150 mil a 200 mil paranaenses por dia. Nosso objetivo é sempre acelerar a aplicação para imunizar cada vez mais paranaenses”, destacou o secretário de Saúde, Beto Preto.

Até ontem, o Paraná tinha recebido 4,905 milhões de doses pelo Ministério da Saúde, incluindo as vacinas da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Fiocruz e CoronaVac/Butantan.***pôr a tabela

 

9 cidades recebem vacinas da Pfizer

A Secretaria de Estado da Saúde definiu ontem a distribuição do terceiro lote da vacina Pfizer/BioNTech contra a covid-19 para nove municípios do Paraná. Receberão o imunizante Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Foz do Iguaçu, além de Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais, na região metropolitana da capital.

Ao todo, 39.780 doses serão encaminhadas nos próximos dias para continuidade do Plano de Vacinação Estadual. A distribuição desse imunizante considera a capacidade da rede de frio de cada cidade para armazenamento do imunizante e, principalmente a agilidade na aplicação das doses.

“A vacina da Pfizer exige cuidados específicos para conservação, além de prazos diferenciados tanto no armazenamento quanto na aplicação após o descongelamento. Por isso, a secretaria sempre está avaliando a distribuição para possibilitar que esse imunizante chegue a todos os municípios que tiverem condições de recebê-lo”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo a farmacêutica norte-americana, cada frasco da vacina Pfizer/BioNTech possui seis doses e deve ser diluído em soro fisiológico para aplicação, além da necessidade do conjunto de seringas específicos de 1 ml.

O imunizante possui validade de até seis meses quando conservado em -80ºC a -60ºC. Se a vacina for mantida na temperatura -25ºC a -15ºC, a validade é de 14 dias. Quando “descongelada”, de 2ºC a 8ºC a durabilidade do imunizante é de até cinco dias. Caso a vacina já tenha sido diluída no soro, a duração é de apenas seis horas.

 

Confira a distribuição das doses por município:

Curitiba      7.020

Ponta Grossa        8.190

Guarapuava          1.170

Foz do Iguaçu      9.360

Araucária    1.170

Campo Largo       1.170

São José dos Pinhais      4.680

Colombo    3.510

Pinhais        3.510

Total 39.780 doses