Política

ELEIÇÕES 2020 - Em dia de surpresas, de entra e sai, Cascavel confirma 8 candidatos

O horário eleitoral gratuito começa no dia 9 de outubro e termina dia 12 de novembro

ELEIÇÕES 2020 - Em dia de surpresas, de entra e sai, Cascavel confirma 8 candidatos

Reportagens: Cláudia Neis e Patrícia Cabral

Em um dia cheio de negociações, especialmente na escolha por um vice “ideal”, o quadro eleitoral de Cascavel confirmou oito candidaturas, mas com novidades. Edgar Bueno, que ensaiava voltar à briga, jogou de vez o boné e anunciou sua despedida em um vídeo gravado no meio do mato, com seu jingle da campanha passada de fundo. Por outro lado, a disputa ganhou a candidatura de Juarez Berté, que parecia fora do páreo com a possível coligação do Democratas com o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).

Segundo Berté, havia uma conversa com Paranhos a partir da executiva estadual, mas, em Cascavel, foi ignorado. Cobrado pelos candidatos a vereador, resolveu seguir os planos iniciais e partir para a disputa.

Apenas pertinho da meia-noite o Progressista definiu o vice para Inês de Paula. Após a confusão com o PDT, o Solidariedade se juntou ao PP e Léo Mion forma chapa com Inês.

Na convenção do PSC, na Câmara dos Vereadores, o prefeito Leonaldo Paranhos deu o tom da campanha. Com discurso agressivo, desafiador e questionando as intenções de outros candidatos, o candidato à reeleição disse que o trabalho de um prefeito é lidar com as críticas, as agressões, as tristezas e as felicidades, e que fica indignado com algumas candidaturas.

Apesar de formar a maior coligação, Paranhos não conseguiu aglutinar a frente da campanha vencedora em 2016, quando tinha 11 partidos. A coligação Cascavel Pra Frente é formada por PSC, PSD, PL, PV, PSB, PTB, Podemos, Republicanos e MDB. O empresário Renato Silva, do Republicanos, é seu vice. “Quero dar continuidade ao trabalho que fizemos. A escolha de Renato Silva como nosso vice se encaixa com nossa filosofia e maneira de trabalhar”, acrescentou Paranhos.

Também ontem, o PT realizou convenção na Câmara, ratificando a candidatura de Paulo Porto a prefeito, com Margarete Rozatti (PCdoB) como vice. A chapa Democracia Popular: Cascavel da Gente tem apoio do  Psol e Rede.

Candidaturas de Cascavel

Arsênio Rodrigues Filho e Jorge Jerônimo, do PRTB

Carlos Moraes e Samoel de Mattos, do Avante

Evandro Roman (Patriota) e Gustavo Ferlin (PSL)

Inês de Paula (Progressista) e Léo Mion (Solidariedade)

Juarez Berté e Maurílio Tozzi, do Democratas

Leonaldo Paranhos (PSC) e Renato Silva (Republicanos)

Márcio Pacheco e Samantha Sitinik, do PDT

Paulo Porto (PT) e Margarette Rozatti (PCdoB)

 

PDT lança chapa pura com Pacheco

O PDT (Partido Democrático Trabalhista) confirmou em convenção na noite dessa quarta-feira (16), na Associação Médica de Cascavel, chapa pura com o deputado Márcio Pacheco e Samantha Sitinik, candidatos a prefeito e a vice-prefeita nas eleições municipais de 2020. Ainda na segunda o partido ficou sabendo que o Solidariedade havia desembarcado da coligação negociada há um ano.

A chapa majoritária foi aprovada por aclamação pela Executiva Municipal do PDT.

O deputado Pacheco agradeceu a confiança dos pedetistas: “Nós fazemos uma política diferente. Por isso, não fizemos coligações com outros partidos que exigem cargos ou outras negociatas. A nossa campanha será limpa e voltada aos interesses da população. Trazendo também a união do homem e da mulher para governar de forma mais completa e zelar pelo bem da sociedade cascavelense”, ressalta Pacheco.

A candidata Samantha Sitinik, que está estreando na política, traz representatividade feminina à política local. Formada em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Samantha tem se notabilizado pelo trabalho voluntário em favor da inclusão das pessoas deficientes.

Samantha é mãe de três filhos autistas e foi uma das fundadoras da associação das mães autistas em Cascavel. “Venho com essa bandeira de luta social e também para representar a mulher no cenário político. Juntos, vamos fazer um trabalho muito sério pela população da nossa Cascavel”, declara.

 

Roman garante coligação com 5 partidos

O deputado federal Evandro Roman (Patriota) garantiu uma coligação reforçada, mesmo com a saída do Solidariedade no finzinho do prazo. Ele forma chapa com Gustavo Ferlin, do PSL (Partido Social Liberal).

Ferlin é advogado e empresário, iniciante na política, e reforça o discurso de renovação na gestão municipal. “Nosso objetivo é a renovação. Trazemos ideias novas para fazer o melhor por Cascavel. Uma união de grandes partidos que, sem dúvida, farão um grande trabalho”, afirma Ferlin.

A coligação é formada por Patriota, PSL, PTC (Partido Trabalhista Cristão), PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e Pros, que ficou órfão após a desistência do ex-prefeito Edgar Bueno.

Roman ressaltou satisfação com o grupo e contava ainda com a ida de mais dois partidos. “Estamos muito satisfeitos com a coligação, grandes partidos que, juntos, farão um bom trabalho pelo nosso município. Estamos vindo com o espírito de renovação. Queremos abrir Cascavel para o mundo”, frisou Roman.

 

Horário eleitoral

O horário eleitoral gratuito começa no dia 9 de outubro e termina dia 12 de novembro. Os candidatos a vereador não terão blocos diários na propaganda eleitoral. Apenas os prefeitos. Os vereadores terão inserções durante o dia.