Política

Eleições 2020: eleitores mascarados e segurança reforçada

Será obrigatório uso de máscara, é recomendável que cada um leve sua caneta, que mantenha o distanciamento social e evite rodinhas de bate-papo

Eleições 2020: eleitores mascarados e segurança reforçada

Curitiba – Em um ano atípico, claro que as eleições não poderiam ser normais. Neste domingo, os eleitores são convocados para irem às urnas escolher prefeito e vereadores, mas com cuidados redobrados. Será obrigatório uso de máscara, é recomendável que cada um leve sua caneta, que mantenha o distanciamento social e evite rodinhas de bate-papo. Boca de urna? Nem pensar!

Em coletiva de imprensa na manhã de ontem, o desembargador Tito Campos de Paula, presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), declarou que a Justiça Eleitoral fez a parte dela em relação ao protocolo sanitário. Foram disponibilizadas nove carretas de materiais, como álcool gel, máscaras e protetores faciais para os mesários. Também haverá álcool gel para os eleitores nas 21.885 seções eleitorais por todo o Estado.

Vale lembrar que, neste ano, a votação começa mais cedo, às 7h. A Justiça Eleitoral pede para que quem tiver mais de 60 anos compareça às urnas preferencialmente entre as 7h e às 10h.

A segurança será reforçada por mais de 10 mil homens das Polícias Militar e Civil nos 4 mil locais de votação. Durante o horário de votação, está proibido consumir bebidas alcoólicas em locais públicos.

Ao todo, o TRE espera contar com o apoio dos mais de 8 milhões de eleitores do Paraná no sentido de evitarem a aglomeração e respeitarem às medidas sanitárias.

O reforço do policiamento também será voltado ao combate a crimes e contravenções eleitorais e outras irregularidades, em apoio à Justiça Eleitoral, principalmente para coibir o derramamento de propaganda eleitoral próximo aos colégios eleitorais e a prática de boca de urna.

“As forças de segurança estão organizadas, desde o início da pandemia já trabalhando nessa questão”, disse o presidente do TRE. “A Polícia Federal que tem a atribuição de cuidar das eleições. A PM está com 10 mil homens espalhados pelos 399 municípios, a Polícia Civil cuidando da parte judiciária, enfim, todas as forças estão integradas para fazer essa atuação e garantir a segurança. Neste ano, com o agravante da parte sanitária e a questão de aglomeração de pessoas, o trabalho será intensificado em todo o Estado.”

Prisões

É crime o transporte irregular de eleitores, fazer uso de alto-falantes, amplificadores de som, promoção, carreata, arregimentação de eleitor e propaganda de boca de urna, assim como a divulgação de qualquer tipo de propaganda de partidos políticos e candidatos, e a publicação de novos conteúdos ou impulsionamento de conteúdos pela internet.

Segundo o Plano Estratégico de Atuação Integrada das Eleições 2020, no dia de votação é proibido portar celular, câmara fotográfica, filmadora, radiocomunicador ou qualquer outro instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

Até o término da votação, fica proibida a aglomeração de pessoas com trajes, bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem a utilização de veículos.

O que levar para votar?

  • Documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte)
  • Título de eleitor, caso não saiba sua zona eleitoral
  • Colinha com números dos candidatos em quem vai votar
  • Caneta
  • Máscara (uso obrigatório)

Recomendações:

  • Evite contato físico com outras pessoas e mantenha uma distância mínima de um metro de outros eleitores. Planeje-se também para não votar em cima da hora e evitar aglomerações
  • Use álcool em gel para limpar as mãos antes e depois de votar
  • Evite levar crianças e acompanhantes
  • Fique no local de votação apenas o tempo necessário para votar. Para agilizar seu voto, leve nomes e números de candidatos anotados (colinha)
  • Se estiver com febre, fique em casa

Como justificar o voto

Caso queira justificar voto no dia da eleição por não estar em seu domicílio eleitoral, o eleitor pode fazê-lo no próprio aplicativo do e-Título, o que é recomendado pela Justiça Eleitoral para evitar a justificativa presencial. Em casos excepcionais em que o eleitor não possuir smartphone, ele poderá justificar o voto em qualquer local de votação.

Também é possível justificar após o dia da eleição, para isso basta levar ou enviar documentos pessoais e documentos que provem a justificativa, como atestado médico ou bilhete de viagem. É possível justificar presencialmente em um cartório eleitoral ou virtualmente pelo aplicativo do e-Título ou pelo Sistema Justifica na internet. O prazo para justificar o voto é de 60 dias após cada turno.