Opinião

Dá o play no Brasil, please!

Dá o play no Brasil, please!

Dito popular ou verdade crua, o Brasil só “começa” a funcionar depois do Carnaval. Assim, já podemos dar o play pois estamos prontos para pôr para quebrar…

A regra vale especialmente para alguns setores, claro, não pode ser considerada de forma generalizada. Até porque, muita coisa já aconteceu no País neste 2019. Só que, de certa forma, parece que a engrenagem só começa mesmo a girar de forma plena a partir da folia. E a economia agradece, antes tarde do que nunca.

Lá se foram mais de 60 dias e não há mais tempo a perder, pois temos muito a recuperar. O ano de 2018 não foi nem de longo aquilo tudo que se esperava e o otimismo geral começa a dar espaço para a preocupação. As pessoas perceberam que não existe milagre e que, sem pôr a mão na massa, não tem pão para a janta.

Há muitas promessas abertas cujos cumprimentos precisam ser efetivados, há muito trabalho a ser feito para chegarmos onde pretendemos. Todas as forças produtivas, inclusive o Congresso Nacional, precisam voltar a produzir para que as coisas finalmente aconteçam. É cada um fazendo sua parte para que o todo gire e de preferência no sentido positivo.

O Brasil perdeu muito com a crise dos últimos anos e vai precisar de um bom tempo para voltar aos níveis pré-crise. Há bastante trabalho a ser feito.

A boa notícia é que o calendário do ano deu uma trégua às pausas com os feriados e organizou muitas semanas cheias úteis. Inclusive, é de trabalho que estamos precisando para devolver ao mercado os milhões que estão com as carteiras em branco e a geladeira vazia.

Já chega de folia! O Brasil precisa arregaçar as mangas.

Por Carla Hachmann

Editora