Política

É preciso avançar, diz Cida

Governadora pauta gestão pelo rigor técnico, disciplina e responsabilidade

Curitiba – A governadora Cida Borghetti tomou posse nessa sexta-feira (6) e reforçou que vai administrar o Estado com harmonia, unidade e humildade. Ela disse que a condução do governo será pautada pelo rigor técnico, a disciplina legal, a responsabilidade fiscal, honestidade intelectual e a idoneidade moral. “Com essa diretriz, todo o resto se torna mais fácil para quem faz e transparente para a sociedade”, sustentou.

Ela destacou a boa situação do governo do Estado, com as contas e salários em dia, mas disse que é preciso avançar mais em áreas que potencializem o desenvolvimento contínuo das cidades paranaenses. "O Paraná é hoje um estado diferenciado no País, as contas estão equilibradas, os salários dos funcionários em dia, mas é preciso avançar mais nas áreas de infraestrutura e logística".

Primeira mulher a ocupar o governo do Estado, Cida disse que a tarefa é dar continuidade e aperfeiçoar as ações da gestão. “Trabalhamos muito para transformar o Paraná e vamos buscar os melhores índices de prestação de serviços e indicadores de governança”, disse ela. “Estamos no meio de um trabalho, não no fim”, afirmou durante a solenidade de transmissão do cargo, realizada no saguão principal do Palácio Iguaçu, em Curitiba, e que reuniu mais de 2,5 mil pessoas.

No seu primeiro pronunciamento como chefe do Poder Executivo do Paraná, Cida reafirmou compromissos assumidos em 2014, como vice-governadora da gestão de Beto Richa, e destacou metas de governo: “Estou bem consciente das expectativas que acompanham minha posse como primeira mulher a governar o Paraná. Por isso, reafirmo o compromisso de manter, continuar e aperfeiçoar tudo o que o Paraná tem, e de construir o que ainda não tem”.

Ela ressaltou que fará uma gestão municipalista e pautada pelo apoio mútuo entre governo e sociedade. “Vamos administrar buscando o equilíbrio para cada demanda e cada situação. O bom governo é aquele que exerce a autoridade com celeridade, justiça e responsabilidade”, disse. “Reafirmo o compromisso de realizar um governo municipalista, focado no apoio a todas as cidades, porque é lá que as pessoas vivem”.

Reconhecimento

O Paraná, disse Cida, é hoje um exemplo para o País, pelas finanças equilibradas e contas em dia. Ela afirmou que, a exemplo de seu antecessor, as medidas continuarão em vigor no Estado. “Beto Richa teve atitude de estadista ao colocar o futuro do Paraná acima dos interesses pessoais e políticos. Sabemos que há muito a ser feito e que sempre haverá espaço para melhorar o que já foi feito”, afirmou Cida.

 

Secretariado

Na solenidade de posse, a governadora Cida Borghetti já nomeou alguns secretários de Estado. Silvio Barros fica à frente da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e assume interinamente a chefia da Casa Civil. A chefia de Gabinete será ocupada por Lucília Felicidade Dias. A Secretaria da Saúde será ocupada por Antônio Carlos Nardi.

A coronel Audilene Rosa de Paula Dias assume o Comando-Geral da Polícia Militar, substituindo ao coronel Maurício Tortato, que passa a chefiar a Casa Militar. O novo chefe do Estado-Maior será o coronel Elio de Oliveira Manoel.

Cida adiantou que fará a primeira reunião do secretariado na próxima segunda-feira, 9, no Palácio Iguaçu. "Vou reunir todos os secretários e diretores de cada pasta e dar o prosseguimento da condução do governo em todas as áreas, priorizando segurança pública, saúde e educação que são um tripé essencial para a boa condução do Estado".

 

Diálogo e harmonia entre os poderes

A defesa do relacionamento harmonioso e produtivo entre os poderes foi a tônica do pronunciamento de Cida Borghetti na Assembleia Legislativa do Paraná. Em cerimônia oficial, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, com a presença de todos os deputados estaduais, Cida assinou o termo de posse no governo, prestou juramento à Constituição Estadual e reforçou sua disposição e abertura ao diálogo.

“Quero o diálogo com os poderes, porque é da harmonia e da colaboração que se pode colher o melhor para a sociedade. Sei que poderei contar com grande apoio da Assembleia, assim como os deputados poderão sempre contar com o nosso governo. Quero o diálogo com o Poder Judiciário, com o Tribunal de Contas e com o Ministério Público, por onde passam questões complexas do interesse público”, disse Cida.

Ademar Traiano lembrou o início da carreira política da governadora como deputada e sua sensibilidade em compreender as necessidades da população. “Sempre teve boa convivência com o Parlamento estadual e implementará essa mesma prática para que os poderes possam estabelecer uma relação harmoniosa em prol dos paranaenses”, afirmou. “O Paraná estará muito bem em suas mãos, para que possamos continuar construindo pontes, organizando a sociedade e estabelecendo como meta maior a boa convivência para construir oportunidades ao povo paranaense”.

O Legislativo, ressaltou Cida, como poder moderador, que representa os cidadãos, é indissociável da ação do Executivo: “Essa boa relação institucional, que é também uma relação pessoal, constitui a base da gestão pública bem-sucedida, não apenas do ponto de vista do gestor, mas principalmente sob a ótica dos cidadãos”.

Deputada estadual duas vezes, com 101 leis de sua autoria aprovadas, Cida fez referência especial à aprovação, pelos deputados estaduais, do ajuste fiscal proposto pelo governo do Estado. “Isso permite ao Paraná ter hoje a melhor situação fiscal entre os estados. Essa atitude, analisada com o devido rigor, revela o grau de comprometimento, responsabilidade e senso de oportunidade que esta casa possui.”