Política

Discussão pode pôr fim a impasse de leitos de UTI

Palotina – Os dez novos leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de Palotina que não estão em funcionamento podem ser viabilizados por meio de uma discussão regional. A expectativa é do prefeito Jucenir Stanzler, ao reconhecer que um novo cenário se desenhou desde que os leitos foram sinalizados e entregues. “Hoje estamos concentrando os investimentos no Hospital Municipal, que é uma realidade para a nossa cidade e inclusive precisa ser gerenciado com muito empenho para que possa atender de forma plena e preventiva a nossa população”, esclarece o prefeito.

A repactuação, de acordo com o prefeito, precisa ser articulada para que os investimentos do Estado e da União garantam a segurança dos investimentos em políticas voltadas para a saúde pública. “O cenário anterior nos permitia pensar de uma forma mais ampla, mas hoje os municípios vivem o desafio de ajustar suas receitas e listar prioridades”, explica.

Jucenir acredita que a solução para a implantação dos tão necessários dez leitos pode estar em uma discussão regional. “Precisamos lembrar que o curso de Medicina hoje é uma realidade em Toledo e que podemos juntos trabalhar para que toda a região congregue a responsabilidade e a gerência sobre esses equipamentos que podem salvar vidas, mas que precisam ser implantados e assumidos pelos órgãos corretos que otimizem e garantam seu funcionamento pleno e eficaz”, disse, sinalizando que os leitos podem compor uma solução a médio prazo para todas as cidades.