Saúde

Covid ou Gripe? É preciso saber diferencia e prevenir

Segundo a Sesa, é importante a divulgação já que existem bastante semelhança dos sintomas dos dois vírus

Covid ou Gripe? É preciso saber diferencia e prevenir

 

 

Cascavel – Nos últimos dias a preocupação com os sintomas gripais ficaram ainda mais fortes depois da confirmação de que a gripe causada pela a Influenza H3N2 se tornou “comunitária”. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) vem reforçando as explicações entre a diferença dos sintomas da Influenza e da Covid-19, principalmente pelo o aumento da procura de atendimento nas Upas em todo o estado por pessoas com problemas respiratórios.

Segundo a Sesa, é importante a divulgação já que existem bastante semelhança dos sintomas dos dois vírus. Além disso, as festas de final ano, o avanço da ômicron e os casos de Influenza deixam a situação complicada neste início de ano. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, lembrou que os casos chamam a atenção já que eles são sempre observados em estações mais frias e, agora, o aumento ocorreu em pleno verão.

Beto Preto falou que embora os sintomas entre Covid-19 e Influenza possam ser considerados essencialmente idênticos, é possível notar diferenças entre a intensidade dos casos, que podem ser classificados como Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave. No caso de Síndrome Gripal, a pessoa apresenta quadro respiratório agudo, com caracterizado por febre, dor de cabeça, tosse, coriza, congestão nasal, dores musculares, distúrbios olfativos ou gustativos, fadiga, vômitos e diarreia.

Já na Síndrome Respiratória Aguda Grave, somado a esses sintomas pode ainda apresentar desconforto respiratório, pressão ou dor persistente no tórax, saturação menor que 95% em ar ambiente e coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto.

 

MESMO CUIDADOS

A prevenção é a mesma da Covid 19, já que são doenças transmitidas por vias respiratórias. É importante manter o uso correto de máscara, distanciamento social, os ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.

O secretário de Saúde reforçou ainda que além disso, a vacinação é importante. “Quem ainda não se vacinou, seja de Covid-19 ou de Influenza, pedimos para que se encaminhe ao ponto de atendimento mais próximo e o faça o quanto antes. É possível tomar as duas vacinas no mesmo dia”, explicou o secretário.

 

ATENDIMENTO MÉDICO

A Sesa orienta que ao notar a presença de sintomas, a população busque atendimento em uma unidade de saúde mais próxima e, em caso de confirmação, o paciente siga as indicações médicas. O período de transmissão é de um dia antes do aparecimento dos sintomas e até cinco a sete dias após adoecer.

O secretário de Saúde lembrou que na Influenza, o aumento de casos é um reflexo também da baixa adesão da população à vacinação da gripe em 2021, que mesmo dentro da média nacional, foi de apenas 70%, mas que ainda dá tempo de se vacinar. O tratamento é com o antiviral Oseltamivir (Tamiflu) e que já foi disponibilizado para os municípios.

 

COMO AGIR?

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a orientação é buscar o diagnóstico, seja por teste com antígeno ou RT-PCR. Esses métodos também são indicados caso a pessoa teve contato com alguém que está com suspeita ou recebeu o diagnóstico de Covid-19 nos últimos 14 dias. Outras recomendações são isolamento individual e avisar os contatos próximos.

Com o diagnóstico, é importante monitorar os sintomas, principalmente para manifestações inesperadas, como febre alta, saturação baixa de oxigênio e diarreia. Hidratação do corpo é um cuidado que deve ser reforçado nesse período.

 

FATORES DE RISCO

São considerados fatores de risco doenças pulmonares crônicas (incluindo asma), cardiovasculares (excluindo hipertensão isolada), renais, hepáticas, neurológicas (que podem comprometer a função respiratória ou aumentar o risco de aspiração, como disfunção cognitiva, lesão medular, epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, acidente vascular encefálico – AVE ou doenças neuromusculares), hematológicas (incluindo anemia falciforme) ou metabólicas (incluindo diabetes mellitus).

Também é preciso cuidado redobrado com todas as crianças de seis meses e menores de cinco anos; pessoas com idade superior a 60 anos; adultos e crianças imunocomprometidas; gestantes e puérperas; crianças e adolescentes (com idades entre seis meses e 18 anos) que estão recebendo medicamentos contendo aspirina ou salicilato e que podem estar em risco de desenvolver a síndrome de Reye após a infecção pelo vírus da Influenza; residentes de lares de idosos e outras instituições de cuidados de longo prazo; povos indígenas, população privada de liberdade e pessoas extremamente obesas.

 

CASCAVEL

O secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, disse que aumentou muito nos últimos dias os casos de sintomas gripais e de Covid 19 na cidade, logo após as festas de fim de ano, mesma tendência do Estado. Por isso, reforça também que Cascavel segue com a mesma orientação do Estado para que as pessoas cumpram o ciclo vacinal e mantenham os cuidados de prevenção com o uso de álcool gel, distanciamento entre as pessoas de pelo menos um metro e principalmente manter o uso de máscara que continue sendo obrigatório.