Saúde

Covid: Abril teve o menor número de mortes em dois anos no Paraná

Os diagnósticos positivos da doença também apresentaram queda significativa no último mês

O governador Carlos Massa Ratinho Junior visita nesta quarta-feira (14) o Hospital Regional São Sebastião, na Lapa. A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza seis leitos de UTI no hospital.  A unidade já conta com 40 leitos de enfermaria na estratégia de combate à Covid-19.  14/04/2021 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior visita nesta quarta-feira (14) o Hospital Regional São Sebastião, na Lapa. A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza seis leitos de UTI no hospital. A unidade já conta com 40 leitos de enfermaria na estratégia de combate à Covid-19. 14/04/2021 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

 

Cascavel – Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde feito ontem (2) mostra que o Paraná registrou 84 óbitos em decorrência da Covid-19 em abril. Além de ser quase 80% menor do que o registro de março deste ano (409 mortes), os dados são os mais baixos dos últimos dois anos. Desde abril de 2020 o Estado não registrava menos de 100 mortes por mês.

Os diagnósticos positivos da doença também apresentaram queda significativa no último mês. De acordo com os registros, abril somou 25.438 casos confirmados, e, além de ser o número mais baixo do ano, também é 53% menor que os dados de março que teve 54.835 casos. A média móvel da última semana é de 1.266 casos. Já a média móvel de mortes pela doença é de apenas, com um decréscimo de 65,2% nos registros em relação há 14 dias atrás.

O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação da Covid-19 no estado também reduziu. Em 31 de março, 307 pessoas estavam em leitos credenciados para tratamento da doença, sendo 186 em UTI e 121 em leitos de enfermaria. Pouco mais de um mês depois, o número caiu para 102 internamentos, sendo 45 em UTI e 57 em enfermaria, uma redução de quase 67% no período.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, a redução destes índices já era esperada diante do cenário epidemiológico que se apresentava no mês de março que permitiu, inclusive, a liberação do uso obrigatório de máscaras após dois anos de pandemia. “Abril foi o primeiro mês completo com esse novo quadro e, mesmo assim, continuamos a registrar números em queda”, reforçou Neves, lembrando que a vacinação continua sendo a principal aliada contra a pandemia.

Atualmente, 85,9% da população do Estado, o que representa 11,5 milhões de pessoas, tomaram a primeira dose da vacina, 80,4% estão imunizadas com duas doses ou a dose única e 40,4% receberam a primeira dose de reforço. “Só venceremos essa pandemia com a colaboração e conscientização dos paranaenses em manter a imunização em dia, seja com a segunda dose, dose de reforço ou a quarta dose”, reformou o secretário de saúde.