Saúde

Consumo de drogas lícitas e ilícitas aumenta na quarentena

38,4% das pessoas em quarentena relataram aumento no consumo de drogas, legalizadas ou não

Consumo de drogas lícitas e ilícitas aumenta na quarentena

A pandemia do novo coronavírus trouxe números preocupantes de contágio rápido, mortes e também o aumento do uso de drogas em dependentes químicos que precisam de uma clínica de reabilitação.

O que os números dizem?

O levantamento do Centro de Convivência É de Lei, com apoio do Grupo de Pesquisas em Toxicologia e do LEIPSI (Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos) publicado na Uol apontou que 38,4% das pessoas em quarentena relataram aumento no consumo de drogas, legalizadas ou não.

Essa pesquisa, ressalta a necessidade das pessoas buscarem ajuda em uma clínica de recuperação e reabilitação até mesmo para aqueles que caem na falsa ilusão de que conseguem controlar o vício sem ajuda profissional e sem precisar de internação voluntária.

Isso ainda é ressaltado pela percepção dos entrevistados revelando algo importante e assustador para quem vive fora da realidade da necessidade de um tratamento de drogas: mais da metade deles acredita que o uso dessas substâncias ajudou a lidar com a quarentena.

Uso de drogas X Saúde mental

Essa pesquisa foi realizada entre os dias 30 de abril e 15 de maio, ressaltando números altos que precisam entender a necessidade de uma internação voluntária para que a saúde mental não designe em recaídas.

Pessoas que não necessitam de tratamento em uma clínica de reabilitação, diante a uma pandemia e/ou isolamento social, transbordam sentimentos de impotência e desesperança, ansiedade, humor deprimido e estresse, podendo apresentar frequência e ainda ser um gatilho para doenças mentais recorrentes.

Todas as substâncias psicotrópicas (psicoativas) podem causar problemas de saúde mental agudos ou crônicos. O uso de drogas, principalmente as estimulantes, tanto vai afetar quem já sofre de alguma doença mental como quem tem propensão a ter uma.

O que fazer em casos de recaídas no tratamento de drogas?

Se você por algum motivo teve uma recaída em seu tratamento drogas, independente da quantidade ingerida, busque ajuda de profissionais, solicite remoção 24h em uma clínica de reabilitação feminina ou masculina.

Uma clínica de reabilitação para alcoólatras e dependentes químicos auxiliará também na parte psicológica para que saiba identificar e controlar a vontade de usar as drogas até mesmo em épocas difíceis, como no caso da pandemia do coronavírus.

***Conteúdo publicitário