Saúde

Consórcio que Cascavel participa negocia 30 milhões de vacinas

Se concretizadas as negociações, as vacinas começarão a ser entregues três semanas após a assinatura de contrato

Consórcio que Cascavel participa negocia 30 milhões de vacinas

O Conectar, consórcio criado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos), cujo vice-presidente do Sul é o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, manifestou aos representantes do Fundo Soberano Russo (RDIF) o interesse pela aquisição de 30 milhões de doses da vacina Sputnik V.

Se concretizadas as negociações, as vacinas começarão a ser entregues três semanas após a assinatura de contrato. Mas, até lá, há uma série de barreiras burocráticas a serem vencidas, a começar pela necessidade de aprovação da própria vacina pela Anvisa.

A expectativa é de que o primeiro lote, com até 5 milhões de doses, seja enviado entre maio e junho, já as outras 25 milhões de doses devem chegar ao solo brasileiro até dezembro deste ano.

Nesta quinta-feira, às 15h, representantes do consórcio têm reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para discutir o assunto. O prefeito Paranhos vai integrar a comissão. “A grande esperança de neutralizar o vírus é a vacina. Temos adotados todas as medidas necessárias para buscar reduzir o avanço dos casos, mas é a vacina a grande arma que temos no momento e que dá esperança de uma vida mais próximo do normal”, avalia o prefeito.